Decisão pode ser tomada após juíza de São Paulo transferir para Sérgio Moro processo contra o ex-presidente.
Heinrich Aikawa/Instituto Lula
O ex-presidente Lula deverá aceitar convite de Dilma para se tornar ministro e obter foro privilegiado, escapando do juiz federal Sérgio Moro.
O ex-presidente Lula poderá assumir o Ministério da Casa Civil ou a Secretaria do Governo nesta terça-feira (15). A decisão pode ser tomada um dia depois da juíza da Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, transferir para o juiz federal Sérgio Moro, a competência no processo que apura se Lula cometeu crime de lavagem de dinheiro, no caso do Triplex.
Com a nomeação, o líder petista ganhará foro privilegiado e as investigações seriam transferidas para a Procuradoria-Geral da República, sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a hipótese mais provável é que Lula escolha a Secretaria do Governo, pois dessa maneira ele ficaria com menos responsabilidades burocráticas e com mais liberdade para negociar com o PMDB a permanência do apoio do partido ao governo, com o intuito de evitar o processo de impeachment da presidente Dilma.
Uma outra condição para que o ex-presidente aceite o convite de Dilma é para que ocorram mudanças na política econômica, com foco na retomada do crescimento. Contudo, sem alteração no Ministério da Fazenda, que tem como titular Nelson Barbosa.
Com Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário