segunda-feira, 14 de março de 2016

Lula deve aceitar convite de Dilma para ser ministro

Decisão pode ser tomada após juíza de São Paulo transferir para Sérgio Moro processo contra o ex-presidente.


Heinrich Aikawa/Instituto Lula
O ex-presidente Lula deverá aceitar convite de Dilma para se tornar ministro e obter foro privilegiado, escapando do juiz federal Sérgio Moro.
O ex-presidente Lula poderá assumir o Ministério da Casa Civil ou a Secretaria do Governo nesta terça-feira (15). A decisão pode ser tomada um dia depois da juíza da Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, transferir para o juiz federal Sérgio Moro, a competência no processo que apura se Lula cometeu crime de lavagem de dinheiro, no caso do Triplex.
Com a nomeação, o líder petista ganhará foro privilegiado e as investigações seriam transferidas para a Procuradoria-Geral da República, sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a hipótese mais provável é que Lula escolha a Secretaria do Governo, pois dessa maneira ele ficaria com menos responsabilidades burocráticas e com mais liberdade para negociar com o PMDB a permanência do apoio do partido ao governo, com o intuito de evitar o processo de impeachment da presidente Dilma.
Uma outra condição para que o ex-presidente aceite o convite de Dilma é para que ocorram mudanças na política econômica, com foco na retomada do crescimento. Contudo, sem alteração no Ministério da Fazenda, que tem como titular Nelson Barbosa.

Da redação, Com Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário