quarta-feira, 15 de março de 2017

Fenômeno raríssimo é registrado pela primeira vez no Brasil


O registro magnífico do fenômeno conhecido como Gigantic Jets, foi feito pelo Diego Rhamon, membro da BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network) – uma rede de câmeras espalhadas pelo Brasil que monitoram meteoros e quaisquer outros fenômenos que acontecem durante a noite.
O fenômeno raríssimo registrado pela estação do Rhamon na noite desta segunda-feira (13/03), é um tipo de relâmpago que acontece muito além da altitude de um evento normal dessa categoria. O termo mais usado para denominá-los é TLE (Evento Luminoso Transitório), porque os vários tipos de descargas elétricas que acontecem na atmosfera superior carecem de várias características para diferenciá-las.
Nossa página também possui uma estação dessas (MDE1, localizada em Conceição do Coité, na Bahia), e sempre registramos meteoros. Se você quiser conferir as capturas feitas pela nossa, só curtir a página da estação.
Os Gigantic Jets se estendem por vários quilômetros acima da tempestade de sua origem, e duram um curtíssimo período de tempo. Este possuiu 84km. Abaixo você poderá ver esse fenômeno incrível, registrado pela primeira vez em nosso país, mais precisamente na cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Postado por Noticiando PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário