segunda-feira, 5 de novembro de 2018

PARA O BEM DE SANTA CRUZ! O SAAE PRECISA SER AUDITADO COM URGÊNCIA.

Já passou da hora de ser realizada uma auditória no SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Santa Cruz) a única e, extremamente importante autarquia municipal. 

Não é mais admissível Santa Cruz ter uma rede de esgoto precária, um abastecimento de água em colapso, sendo que, o SAAE é um dos maiores arrecadadores no município. 

A “caixa preta” ou “caixa de pandora” como dizem populares, precisa ser aberta, para que a população conheça os meandros daquela autarquia. Os boatos são muitos, o achismo e as justificativas, muitas vezes esfarrapadas de seus diretores, também. Mas o que de fato acontece no SAAE alguém sabe? Quanto arrecada e quanto gasta? Sua folha de pagamento? Seu quadro de funcionários? Seus relatórios técnicos? Quanto se gasta com alimentação, material de expediente, limpeza? Reparos e equipamentos? Isso é público e notório? Parece que não. 

O vereador Paulo César Bejú entrou com pedido no Ministério Público, para fazer valer a LEI do ACESSO A INFORMAÇÃO já que o diretor do SAAE não tem repassado as informações solicitas pelo parlamentar. Isso pode ser o inicio da abertura da “caixa preta,” mas a depender das informações repassadas, se forem de fato repassadas, podem não ser suficientes. Uma auditória de todos os setores do SAAE seria o ideal. Mas transparência parece não ser o forte nem da direção do SAAE, nem da prefeitura municipal. 

O que seria uma auditória? É um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos. 

Quando teremos a transparência que o povo tanto almeja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário