sábado, 30 de setembro de 2017

Em outubro em Santa Cruz/RN, "Congresso Jovem Conectados"

Dias 20, 21 e 22 de Outubro Deus tem um encontro incrível com você! Congresso jovem Conectados em Santa Cruz/RN. IGREJA DO NAZARENO - Rua José Ferreira de Medeiros, 176, bairro 3 a 1.

Lembrem-se do que Ele disse em João 15:5 "... quem está conectado a mim, e eu nele, esse faz o upload; porque sem minha conexão nada podeis fazer".

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Operação policial investiga lavagem de dinheiro do tráfico na Bahia e em Alagoas

Sayonara Moreno - Correspondente da Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deflagraram hoje (26) a Operação Última Estação. Segundo as investigações, o líder da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) – morto em agosto após confronto com policiais – praticava crimes de lavagem do dinheiro e de tráfico de drogas.
A PF informou que as investigações começaram após a morte do traficante, conhecido como Marreno, e foi constatado que ele utilizava nomes falsos para ocultar o patrimônio adquirido com o dinheiro do tráfico e para fugir das ações policiais. Entre os bens estava uma casa de alto padrão na cidade de Maceió, capital de Alagoas, além de contas bancárias abertas na cidade de Porto Seguro, Sul da Bahia.
Ao todo foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades baianas de Porto Seguro e Eunápolis e em Maceió. Outros mandados de sequestro de bens e bloqueio de valores em contas bancárias também foram cumpridos.
O objetivo da operação e das investigações é recuperar os bens adquiridos com o dinheiro do crime, além de identificar outras pessoas que fazem parte da organização criminosa que atuou na lavagem de dinheiro obtido ilicitamente.

Edição: Lidia Neves

TRF4 aumenta pena de Dirceu e absolve Vaccari em apelação da Lava Jato

Daniel Isaia - Correspondente da Agência Brasil
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, aumentou em dez anos a pena do ex-ministro José Dirceu na apelação criminal da Lava Jato que envolve a empresa Engevix. Com a decisão, a pena de Dirceu sobe de 20 anos e 10 meses para 30 anos, 9 meses e 10 dias.
No julgamento,concluído na manhã de hoje (26), os desembargadores absolveram o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que havia sido condenado a nove anos em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro.
Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a Engevix foi uma das empreiteiras que formaram um cartel para fraudar licitações da Petrobras a partir de 2005. A empresa pagou propinas a agentes públicos para garantir contratos com a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e a Refinaria Landupho lves (RLAM).
Dirceu foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O relator da 8ª Turma do TRF4, desembargador João Pedro Gebran Neto, afirmou que as penas severas não são resultado do rigor dos julgadores, mas da grande quantidade de delitos cometidos pelos réus.
"Embora nestes casos dificilmente haja provas das vantagens indevidas, adoto a teoria do exame das provas acima de dúvida razoável", disse Gebran.
O relator também votou pela condenação de Vaccari, mas foi vencido pelos votos dos desembargadores Leandro Paulsen, que é revisor, e Victor Luiz dos Santos Laus. Eles entenderam que há insuficiência de provas do envolvimento do ex-tesoureiro nos crimes citados na denúncia do MPF.
Nesta apelação, a 18ª  fase da Lava Jato no TRF4, também foram confirmadas as condenações do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, que teve a pena aumentada de 10 anos para 21 anos e 4 meses; e do ex-presidente da Engevix Gerson de Mello Almada, cuja pena passou de 15 anos e 6 meses para 29 anos e 8 meses de detenção.

Edição: Valéria Aguiar

Atletismo paradesportivo estreia nos Jogos Universitários Brasileiros

Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil
Considerada a maior competição do gênero na América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) devem reunir 4,5 mil atletas-universitários, técnicos, árbitros e organizadores em Goiânia, de 18 e 29 a outubro. Entre as novidades da edição deste ano está a inclusão do atletismo paradesportivo.
Desde o ano passado, os jogos universitários incluem competições paradesportivas em sua programação. A estreia foi com a natação e o tênis de mesa, que continuam em 2017.
Outra novidade dos jogos será nos e-games, que terão, pela primeira vez, as competições de equipes da League of Legends (LOL) – jogo eletrônico que possui uma liga internacional organizada e milhares de atletas.
Além das competições coletivas da LOL, continuam as individuais de Fifa 2017, jogo eletrônico de futebol que entrou no calendário dos Jubs no ano passado.
As provas incluem modalidades individuais e coletivas. As competições de equipes são futsal, vôlei, basquete, basquete 3 a 3, handebol e LOL. Nas individuais ou em dupla, os atletas disputam medalha no judô, taekwondo, atletismo, tênis de mesa, xadrez, badminton, vôlei de praia, natação, tênis e Fifa 2017.
Também há disputa de medalhas no Jubs acadêmico, que avalia os melhores trabalhos apresentados por alunos de diversos cursos universitários.
Além de Goiânia, as cidades de Aparecida de Goiânia e Trindade também receberão competições. A previsão da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é que a competição injete R$ 10,5 milhões na economia de Goiás.

Edição: Denise Griesinger

Vulcão Agung entra em "fase crítica"; 75 mil são evacuados de região de Bali

Da EFE
O presidente da Indonésia Joko Widodo (camisa branca) visita um alojamento em Klungkung, em Bali, onde centenas de pessoas evacuadas de suas casas estão abrigadas
O presidente da Indonésia Joko Widodo (camisa branca) visita um alojamento em Klungkung, em Bali, onde centenas de pessoas evacuadas de suas casas estão abrigadasMade Nagi/EPA/Agência Lusa
O alerta de erupção do vulcão Agung na ilha de Bali, na Indonésia, entrou em "uma fase crítica" devida à sua crescente atividade sísmica e o número de evacuados da região aumentou para mais de 75 mil, disse nesta terça-feira (26) a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BPBD, sigla em indonésio).
"O Monte Agung está agora em uma fase crítica. Mesmo com o nível de alerta em 4 (máximo) desde sexta-feira, não há certeza de que o vulcão entrará em erupção", disse o diretor de informação da BPBD, Sutopo Purwo Nugroho.
"A atividade vulcânica continua aumentando", acrescentou Nugroho, através de um comunicado.
O posto de observação do monte Agung registrou, apenas na segunda-feira (26), 547 terremotos vulcânicos superficiais, um número que quadruplicou desde a última sexta-feira quando foram sentidos 119, o que, juntamente com outros parâmetros, corrobora a hipótese de que a magma está em ascensão.
A BPBD acredita que cerca de 80 mil moradores vivem dentro da área de segurança estabelecida em um raio de 12 quilômetros ao redor da cratera, no distrito de Karangasem, no leste da ilha.
As pessoas deslocadas foram distribuídas em mais de 350 refúgios em nove distritos da região e as autoridades tentam retirar parte do gado que é a subsistência da população da área afetada.
Operários da Cruz Vermelha da Indonésia colocavam, ontem, cartazes de advertência na entrada do perímetro e ofereciam assistência médica para as pessoas que estão nos templos, escolas e edifícios governamentais que servem de refúgios improvisados.
Bali é o principal destino turístico da Indonésia com visita mensal de aproximadamente 200 mil turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.

Delegado conclui que padre assassinado com 29 facadas manteve relação sexual com suspeito minutos antes de ser morto

Foi concluído na sexta-feira (22) e remetido à Justiça o inquérito sobre a morte do padre Pedro Gomes Bezerra, morto com 29 facadas no dia 23 de agosto, dentro da casa paroquial do município de Borborema, a 135 quilômetros de João Pessoa. No processo, são confirmados os autores do crime, um ex-coroinha da paróquia e um adolescente de 15 anos. Além disso, ficou estabelecido que o ex-coroinha e o padre tiveram relações sexuais antes do crime. Quem diz é o delegado responsável pelo caso.
Conforme o delegado Diógenes Fernandes, que investiga o caso, o ex-coroinha foi indiciado por latrocínio, por ter matado a vítima e roubado o celular, e corrupção de menores. Já o adolescente foi indiciado por ato infracional e conduta análoga a latrocínio.
Também segundo o delegado, com base no depoimento do adolescente, nas evidências do crime e na forma como o ex-coroinha ganhou confiança do padre à polícia tem convicção que houve relação sexual da vítima com o maior de idade momentos antes do crime.
“Temos convicção [de que houve relação sexual]. A relação sexual entre o ex-coroinha e o padre foi corroborada pelo depoimento do adolescente e pelo modo como o crime foi cometido. O ex-coroinha não via o padre há dois meses e decidiu voltar a ter contato com ele já na intenção de cometer o crime. Na noite do latrocínio, o padre foi buscar o ex-coroinha e o adolescente e os levou até a casa paroquial, onde houve o consumo de comidas, bebidas, o ato sexual e o crime em si. Tudo foi premeditado pelo ex-coroinha, que é o mentor intelectual”, afirmou o delegado.
A última pista sobre a localização que a polícia teve do ex-coroinha foi a apreensão do celular do padre, levado pelos suspeitos após o crime.
“O celular do padre foi levado pelo ex-coroinha e ele o repassou por R$ 100 a um morador da fazenda do pai dele. Conseguimos localizar esse celular dez dias após o crime e indiciamos o comprador por recepção, mesmo ele não sabendo que o celular era roubado. Porém, continuamos sem saber onde o ex-coroinha está escondido e pedimos ajuda da população para que possamos prendê-lo”, concluiu o delegado.
Fonte: Correio

Publicidade: ATASC Santa Cruz/RN


Publicidade: BIG BOM SORVETES

Temos: Picolés , Sorvetes , Moreninha , Picolé de Cobertura , Picolé Roscão , Sorvertes de meio Litro , 1 Litro , 2 Litros , 5 Litros e 10 Litros , Gelos , Sacolas em Geral , Descartáveis em Geral , Caixas de Isopor , Trabalhamos também com Alugueis de Mesas , Cadeiras , Frizeer e Refrigeradores , Faça-nos uma Visita e Comprove os Melhores Preços e o Melhor Atendimento da Região. Rua Camilo José da Rocha 15c, Centro Santa Cruz RN. Contatos:(84)3291-4336/98735-8362/99644-0179. Organização Cleonilson

Publicidade: BIG BOM EMBALAGENS


Temos tudo em descartáveis, sacolas em todos os tamanhos, artigos para festas,lancheiras, convites, caixinha para doces, caixinhas para bombons e cahepot tudo personalizado, a BIG BOM EMBALAGENS fica localizada à Praça Getúlio Vargas, próximo a Big Bom Sorvetes. Faça-nos uma visita e comprove os melhores preços e o melhor atendimento de Santa Cruz e região. A Big Bom Embalagens é mais um Empreendimento da Rede Big Bom Sorvetes.

Prefeitura de São Bento firma parceria com governo do estado para ações importantes para população do município

A Prefeitura de São Bento do Trairi tem firmado parcerias com o governo do estado para investimentos em infraestrutura no município e ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população.
Após pedido do prefeito Keka Araújo, o governo do estado deu inicio a operação Tapa Buraco na RN que liga Santa Cruz a São Bento do Trairi. A obra vai contribuir para a segurança dos motoristas no local.
Outra ação importante, foi a parceria firmada que viabilizou a perfuração de poços tubulares na zona rural de São Bento do Trairi. Segundo dados da prefeitura, foram solicitados 13 poços tubulares para São Bento, que foram cavados e serão instalados em parceria com o estado.
Além das parcerias, a gestão do prefeito Keka Araújo tem buscado desenvolver ações que garantam os serviços básicos em funcionamento, para que a população tenha atendimento, especialmente, nas áreas de educação e saúde.
Mesmo com os problemas de FPM zerado nas últimas parcelas, o prefeito de São Bento do Trairi tem buscado garantir que até o final do ano as ações continuem sem maiores transtornos para a população local.

Laticínios são desligados de programa do Estado por fornecerem leite ruim

FOTO: DIVULGAÇÃO/ASSECOM
A recomendação do Ministério Público, no que se refere ao Programa Leite Potiguar (PLP), partiu da iniciativa da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) de entregar à promotoria os laudos que apontavam a contaminação de amostras do leite.
A partir do decreto publicado no Diário Oficial em 10 de junho, passando toda a gestão do PLP para a Sethas, começaram a ser apuradas denúncias sobre a qualidade, armazenamento e transporte do leite. “Me reuni com a Vigilância Sanitária e foram constatados os problemas em amostras do produto. Tomamos as devidas providências na ocasião e imediatamente entramos em contato com o Ministério Público para buscar uma parceria e resolver esses problemas no programa”, explica a titular da Sethas, Julianne Faria.
Segundo a secretária, as medidas tomadas na ocasião já contemplavam pontos recomendados hoje pelo MP. São eles: abrir processo administrativo para apurar as irregularidades, notificar todos os laticínios e correção de falhas, mudança no edital de licitação para proibir o uso de isopor no acondicionamento do leite. Os três laticínios suspensos do PLP forneciam em alguns pontos de distribuição de Natal (Alecrim, Petrópolis, Ribeira), São José de Mipibu, Parazinho e São Gonçalo do Amarante.
“O leite é um direito adquirido da população. Direito esse que a atual gestão ampliou para os produtores locais da agricultura familiar, mas precisamos garantir que a população em situação de vulnerabilidade social receba um produto de qualidade”, destacou Julianne. “Quero deixar claro que o programa não foi e não será suspenso. Três fornecedores foram suspensos, cautelarmente, e eles serão substituídos por outros. A partir do momento em que estamos com a gestão completa do programa, vou ser dura no cumprimento do que diz o contrato”, ressaltou.
Julianne Faria disse ainda que está em tramitação um novo termo de referência para realizar nova licitação e dentro de 15 dias ele será apresentado ao MP para possíveis ajustes. O PLP custa R$ 47 milhões ao ano

Decreto que revoga a extinção da Renca é publicado no Diário Oficial

O Decreto nº 9.159, que revoga outro decreto, o de número 9.147, de 28 de agosto de 2017, que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26). Ele foi assinada nessa segunda-feira (25) pelo presidente Michel Temer. A decisão de extinguir a Renca foi questionada por ambientalistas, artistas e repercutiu na mídia internacional.
No início deste mês, o governo já havia determinado a suspensão da medida. Para o Planalto, houve falta de clareza sobre os efeitos da extinção. No entanto, o tema continuará na pauta do governo. O próximo passo será a realização de uma consulta pública, ainda sem data prevista.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) disse que as razões que levaram a pasta a pedir a extinção da reserva continuam presentes e defende mais debate sobre o tema. “O país necessita crescer e gerar empregos, atrair investimentos para o setor mineral, inclusive para explorar o potencial econômico da região”, diz o texto divulgado após o anúncio da revogação do decreto pelo Palácio do Planalto.
“O MME reafirma o seu compromisso e de todo o governo com a preservação do meio ambiente, com as salvaguardas previstas na legislação de proteção e preservação ambiental, e que o debate em torno do assunto deve ser retomado em outra oportunidade, mais à frente, e deve ser ampliado para um número maior de pessoas, da forma mais democrática possível.”
A Renca
A área de proteção foi criada em 1984 pelo governo de João Figueiredo, último presidente do período militar. Na ocasião, foi definida a proteção da área de 47 mil quilômetros quadrados (km²), incrustada em uma região entre os estados do Pará e do Amapá.
Desde então, a pesquisa mineral e atividade econômica na região passaram a ser de responsabilidade da Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM – Serviço Geológico Brasileiro) ou de empresas autorizadas pela companhia. Além do cobre, estudos geológicos indicam a ocorrência de ouro, manganês, ferro e outros minérios na área.
Dois dias após o decreto que extinguia a Renca, o Palácio do Planalto divulgou nota afirmando que o objetivo era "coibir a exploração ilegal" e recolocar o Estado como administrador de jazidas minerais da Renca, que atualmente sofre com a existência de garimpos clandestinos de ouro.
Da Agência Brasil*

Consulta do Abono Salarial do PIS/Pasep pode ser feita por aplicativo

O Ministério do Trabalho lançou um aplicativo para celulares para a consulta ao saque do Abono Salarial do PIS/Pasep – Ano Base 2015. Segundo levantamento da Coordenação do Abono Salarial do MTb, mais de 1,46 milhão de pessoas ainda não sacaram os recursos disponíveis, que chegam a R$ 1,018 bilhão.
O prazo para os saques, que terminaria no dia 30 de junho, foi prorrogado e vai até 28 de dezembro deste ano. O aplicativo está disponível para o sistema operacional Android, e pode ser baixado na Playstore.
A consulta individual também pode ser feita pelo link: verificasd.mtb.gov.br/abono .
O volume já retirado, contando todo o calendário de pagamento, iniciado em 2016, chega a R$ 15,99 bilhões. Foram beneficiados 24,26 milhões de trabalhadores, o equivalente a 93,98% do total previsto.
A decisão de prorrogar o prazo para a retirada do Abono Salarial de 2015 foi anunciada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), no final de junho. Pela decisão, tem direito ao dinheiro quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil

Governo lançará programa para aumentar renda de beneficiários do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança nesta terça-feira (26) o programa Plano Progredir que, além de capacitação, vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a meta inicial do programa é atender, nos próximos 12 meses, entre 1 milhão e 1,5 milhão de famílias cadastradas no Bolsa Família. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício.
“O objetivo é que essas pessoas possam progredir, ter uma vida melhor, uma renda melhor. Acho que o Bolsa Família não é objetivo de vida de ninguém. A média do Bolsa Família é de R$ 180. [O programa] é para evitar que as famílias mais pobres cheguem à miséria. Um programa para que essas pessoas possam se manter enquanto não tiverem outra opção. O que estamos buscando é dar outra opção”, disse Osmar Terra à Agência Brasil.
De acordo com o ministro, a adesão ao Progredir e o eventual aumento da renda, caso o beneficiário consiga um emprego, não acarretará na exclusão imediata do Bolsa Família. “Não vai ter exclusão automática de ninguém do programa. Vamos, inclusive, manter o Bolsa Família por dois anos para quem conseguir emprego com carteira assinada e ganhar até dois salários mínimos. Teremos uma série de regras que garantam que essas pessoas tenham o Bolsa Família enquanto precisarem, mas que elas possam almejar ter uma vida melhor”, argumentou o ministro. Além disso, as famílias que deixarem o Bolsa Família mas, posteriormente, perderem a nova fonte de renda poderão voltar a receber o benefício.
Segundo Osmar Terra, em parceria com o programa, grandes empresas disponibilizarão vagas de empregos especificamente para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. “Os maiores empregadores do Brasil estabelecerão uma cota de emprego para o público do Bolsa Família. Estamos com um amplo programa de capacitação de mão de obra com o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], Sistema S, vários níveis de capacitação. Teremos programa de qualificação, empreendedorismo e geração de emprego”.
As informações sobre o programa serão repassadas às famílias pelo sistema de pagamentos, pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também pela internet. “As pessoas vão poder se cadastrar em um portal que vamos criar, regionalizado, em que as pessoas interessadas em emprego se cadastrem e as empresas oferecem as vagas. Isso vai ser um salto importante no que tem hoje em relação ao programa”, explicou Terra.
A cerimônia de lançamento do programa está marcada para esta terça(26), às 11h, no Palácio do Planalto.
Ivan Richard Esposito - Repórter da Agência Brasil

Denúncia contra Temer e ministros deve ser analisada em votação única, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nessa segunda-feira (25) que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral de República (PGR) contra o presidente Michel Temer e dois ministros de seu governo – Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) – seja votada de forma única, sem fatiamento por pessoa ou por crime.
Maia falou com jornalistas após uma reunião de cerca de duas horas com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Ele negou, no entanto, ter discutido o tema com ela, embora tenha desconversado sobre a pauta do encontro.
“Para mim é muito claro que é uma votação só, o precedente é esse, e a peça foi encaminhada de forma única [pelo STF]”, afirmou Maia.
A possibilidade de fatiamento foi levantada por alguns parlamentares depois da chegada da denúncia à Câmara na última quinta-feira (21). No entanto, já no dia seguinte, a Secretaria-Geral da Mesa autuou o processo de forma única.
“A Secretaria-Geral tomou uma decisão que foi a minha decisão, de entender que a peça é única”, afirmou Maia. Nesta segunda, entretanto, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), não descartou que o colegiado modifique o entendimento e fatie a votação por acusado.
Para Maia, tal modificação somente deveria ser feita pelo Supremo, e só se o Tribunal for provocado em uma ação formal sobre o trâmite da denúncia. “Se vai haver algum tipo de mudança, acho que não pode ser nem por consulta, deve ser por meio de algum instrumento como mandado de segurança, para que o Supremo possa manter ou mudar a interpretação”, disse o presidente da Câmara.
Ao ser questionado sobre a expectativa do Planalto de que a denúncia seja votada até 22 de outubro, revelada pelo vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), Maia respondeu apenas que “quem decide isso é o presidente da Câmara”.
Ele disse confiar que a leitura da denúncia será realizada amanhã (26) em plenário. A formalidade, necessária para que o processo siga para a CCJ, seria realizada nesta segunda, mas acabou adiada por não ter sido atingido um quórum mínimo de 51 deputados.
Segunda denúncia
No último dia 14 de setembro, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentou a segunda denúncia contra Temer ao STF. Nesse processo, Janot acusa Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, ambos do PMDB, de terem formado esquema de corrupção, envolvendo integrantes do partido na Câmara, com o objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública.
Na acusação por obstrução de Justiça, Temer teria atuado para comprar o silêncio do doleiro Lúcio Funaro, um dos delatores nas investigações, que teria sido o operador do suposto esquema. A interferência teria ocorrido por meio dos empresários da JBS, Joesley Batista e Ricardo Saud, que são acusados do mesmo crime.
A defesa de Michel Temer contestou as acusações e apresentou ao STF pedido para que a denúncia fosse devolvida à PGR. Mas o plenário da Corte decidiu encaminhar a denúncia para a Câmara, à qual cabe autorizar ou não o prosseguimento da investigação na Justiça.
Em vídeo divulgado na sexta-feira (22), Temer afirmou que foram apresentadas “provas forjadas” e “denúncias ineptas”. “A verdade prevaleceu ante o primeiro ataque a meu governo e a mim. A verdade, mais uma vez, triunfará”, disse.
Na mesma denúncia, também são alvo os ex-deputados Eduardo Cunha, Henrique Eduardo Alves, Geddel Vieira Lima e Rodrigo Rocha Loures, todos do PMDB.
Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

Preço do gás de cozinha sobe pela segunda vez neste mês no RN

Foto: Pedro ventura/Agência Brasília
O preço do botijão de 13kg de gás e cozinha terá o segundo aumento em menos de um mês, desta vez de 6,9%, de acordo com o que anunciou a Petrobras nesta segunda-feira (25). No Rio Grande do Norte, o Sindicato dos Revendedores de Gás (Singás) afirma que o valor deve ficar entre R$ 60 e R$ 68. O reajuste passa a valer a partir desta terça-feira (26).
De acordo com o presidente do Singás, Francisco Correia, o aumentou pegou os revendedores de surpresa. “Não tem justificativa. Não aumentou o custo do petróleo, dos derivados, não teve data-base do pessoal. O que está acontecendo é aumento da margem de lucro da Petrobras com o nosso dinheiro”, critica o sindicalista.
No dia 6 de setembro passado, o preço do botijão foi reajustado em 12,2%, citando os impactos da tempestade Harvey na principal região exportadora do produto, além de uma situação da baixa oferta. “Somando aí já são quase 20% de reajuste no mês”, acrescenta Correia.
Nos últimos dois meses, reajustes de 6,5% e 6,7% já tinham sido realizados e, ainda segundo Francisco Correira, a expectativa é de que haja mais um aumento no próximo dia 5 de outubro.
A decisão desta segunda-feira aplica-se exclusivamente ao gás liquefeito de petróleo de consumo residencial em botijões de 13 kg, e o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos.
Por G1 RN

Rádio Santa Rita abre inscrições para voluntário


Michael Pontes, estudante de jornalismoA Associação Rádio Comunitária Santa Rita abriu esta semana inscrições para quem deseja desenvolver trabalho voluntário na Rádio Comunitária. A associação não tem fins lucrativos e sobrevive dos apoios culturais, das parcerias com instituições e de doações.
    A Associação prestas vários serviços à comunidade, sendo o serviço de radiodifusão seu principal serviço. Através da Rádio a população pode ouvir música de qualidade, utilidade pública, notícias, entrevistas e muito mais. Sua equipe é formada de pessoas da comunidade que tem oportunidade de desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente. Estudantes de comunicação  procuram a rádio frequentemente para fazer estágio e colocar em prática o que aprendem na universidade. Através do apoio cultural, com valor acessível, os empresários mais simples podem anunciar seu produto. Muitas instituições da cidade tem programas na rádio, outras podem divulgar suas atividades sem custo.
    Um dos projetos mais conhecido da Associação é aa Jornada Cultural que dá oportunidade para os artistas locais divulgarem seus trabalhos e à população ter uma programação de qualidade. A última jornada foi realizada em março deste ano em comemoração pelos 20 anos de fundação da Associação e foi a maior jornada de todos os tempos.
    O último projeto de sucesso é a transmissão dos jogos do Campeonato Municipal de futebol e do Ruralzão. Uma equipe formada de jovens da comunidade estão desenvolvendo a técnica de narração de jogos com muito êxito. Esse é um dos princípios da associação, servir de laboratório para jovens da cidade aprenderem uma profissão.
    Recentemente a Associação vem fazendo um esforço para melhorar sua estrutura e sua programação. Foram feitas trocas de equipamentos devido a um raio que danificou a maioria dos seus equipamentos. A programação vem sendo ajustada constantemente visando interagir mais com a população. A última novidade foi a volta do Coroné Rimuardo nesta segunda-feira, 25, no programa No Morão da Porteira, às 06h da manhã. O programa será de segunda a sexta e trará ainda muitas novidades.

Qual a importância e as vantagens de ser voluntário?

Primeiramente é importante saber o que é um trabalho voluntário. O trabalho voluntário não é remunerado e é realizado em instituições sem fins lucrativos e que geralmente desenvolvem trabalhos sociais. Você, com certeza, já ouviu falar nos “médicos do sorriso”, pessoas que distribuem comida na rua, que trabalham em casas de abrigos. Esses são alguns exemplos de trabalho voluntário. O princípio do voluntariado é ajudar a quem precisa, que passa também pelo princípios do amor ao próximo, humanitário e solidário. O trabalho voluntario pode ser desenvolvido por pessoas que se aproximem desses princípios mas que querem também desenvolver suas habilidades profissionais na prática. As vantagens são muitas. Além da do sentimento de estar ajudando a quem precisa, essa sua atividade pode ser usada no seu currículo. Muitas instituições e empresas contam como experiência profissional ou pessoal o trabalho voluntário.
Fonte: Rádio Comunitária Santa Rita 25/09/2017

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Duas tentativas de homicídio são registradas em Jaçanã / RN



Dois homens foram vítimas de tentativas de homicídio em Jaçanã , região Trairi do Rio Grande do Norte. 
O primeiro crime ocorreu no conjunto Flores I na noite deste domingo (24) , um homem teve o veiculo crivado de bala por dois homens que apareceram em uma moto , o hospital da cidade não tem registro de atendimento as vitimas , tudo leva crer que os ocupantes do veiculo saíram ilesos. 
O segundo crime ocorreu hoje (segunda-feira 25/09) nas proximidades da rua do antigo matadouro , um jovem identificado como Leandro foi alvejado com dois tiros que atingiram o tórax , logo em seguida a vitima foi conduzida ao Hospital da cidade onde recebeu os primeiros socorros e foi transferido para Natal.
As duas tentativas tiveram características semelhantes , dois homens em uma moto que chegaram atirando e provavelmente tinham alvo certo.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais três aprovadas para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando ELISÂNGELA DANTAS PONTES, NADIANE MARQUES DE SOUZA e FRANCINICE ERIKA DE PONTES  para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação.  As três foram classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).
As convocadas terão um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz),  21, 22 e 25 de setembro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, exceto na sexta-feira (22), quando o atendimento ao público acontece apenas das 8h30 às 11h30. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.
Mais informações no Edital de Convocação 009/2017 (CLIQUE AQUI)
FOTO-PROFESSOR
Foto: André Fotos

Governo federal diz que estuda extinguir o horário de verão



Governo federal está avaliando se mantém ou extingue, nos próximos anos, a adoção do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Em nota ao G1, a Casa Civil da Presidência da República confirmou que "está avaliando a conveniência ou não do tema horário de verão".

Segundo a nota, o tema é de competência do Ministério de Minas e Energia. O G1 tentou contato com o ministério e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e aguardava retorno até a publicação desta reportagem. Não existe um prazo formal para que a decisão seja tomada. G1 DF! 

Câmara dos Deputados aprova proibição de coligações partidárias a partir de 2020


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 348 votos a 87 e 4 abstenções, o destaque do PPS à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16 para proibir as coligações partidárias nas eleições proporcionais apenas a partir de 2020.

O substitutivo da deputada Shéridan (PSDB-RR) previa a vigência já nas eleições de 2018. O texto também estabelece cláusula de desempenho para os partidos obterem recursos do Fundo Partidário e acesso a tempo de rádio e TV para propaganda, inclusive na campanha eleitoral. Por Wllana Dantas! 

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CAFÉ CIDADÃO, PROGRAMA DO GOVERNO DO ESTADO, PODERÁ SER IMPLANTADO NO BAIRRO PARAÍSO, ATRAVÉS DA SOLICITAÇÃO DO VER. PAULO CÉSAR BEJÚ.

















Semelhante ao Programa Restaurante Popular, o governo de Robson Farias, através da SETHAS, criou o PROGRAMA CAFÉ CIDADÃO. O programa consiste em oferecer 200 cafés diários, de segunda a sexta, ao preço de 0,50 (Cinquenta Centavos) beneficiando centenas de famílias de baixa renda. 

O cardápio é composto por café, pão, leite, bolacha, frutas, cuscuz, macaxeira, carne e produtos da terra. Atualmente, o Café Cidadão conta com 16 unidades implantadas em Natal e no interior do Estado. Ao participar da inauguração da unidade implantada na cidade de Tangará/RN, o vereador Paulo César Bejú, colocou na sua agenda de prioridades, a solicitação de uma unidade para o Bairro do Paraíso, tendo em vista que a comunidade se encaixa nas exigências do programa. Em reunião na última quinta-feira, dia 14, com a chefe de gabinete da secretaria de Estado da Assistência Social, o vereador entregou oficio, onde apresenta dados da comunidade que justificam sua solicitação.

Durante a reunião o parlamentar foi informado de que ainda este ano haverá nova licitação, para que diversas outras unidades sejam instaladas ainda no primeiro semestre de 2018 e Santa Cruz devido à justificativa apresentada, tem tudo para ser contemplada. Não restam dúvidas que, se implantado será uma grande conquista do Vereador Paulo César Bejú, para a comunidade do Paraíso.

ABAIXO VEJA O OFÍCIO DO VEREADOR:

Equipe de reportagem da Inter TV Cabugi filiada da Globo visita a UPA do Paraíso e o Hospital Regional de Santa Cruz

Na manhã de ontem terça-feira (19) Santa Cruz recebeu a visita da equipe de reportagem da Inter TV Cabugi, filiada da Globo.

O objetivo da reportagem foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro do Paraíso, e ao Hospital Regional Aluízio Bezerra. 

blog acompanhou de perto a equipe de reportagem no hospital.  Equipe conversou com a Diretora Geral Maria do Rosário e ouviu alguns pacientes que estavam pra serem atendidos no serviço de urgência (SAU).

O ponto principal da visita e reportagem, é o porque da UPA um projeto orçado em mais de um milhão de reais não está funcionando ainda, já que se passaram mais de dois anos que a unidade está pronta.

"Todos nós sabemos que o funcionamento da UPA,vai trazer benefícios para todos, principalmente aos moradores do bairro paraíso, já que fica muito distante o hospital regional, que fica aproximadamente mais de um km, com o funcionamento moradores daquela localidade evitarão gastos com transportes, além dos benefícios oferecidos pela unidade e irá desafogar o hospital regional, já que hoje é o único com atendimento de urgência." O blog

A matéria irá ao ar nesta quarta-feira(20), no RN TV 2º edição.

A Unidade de Pronto Atendimento irá descentralizar os serviços de urgências que atualmente são oferecidos apenas no Hospital Regional Aluísio Bezerra, no Conjunto Cônego Monte, onde hoje existe uma grande demanda de atendimentos.

UPA – Unidade de Pronto Atendimento

Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

VEJA O VÍDEO com o início da obra e a MAQUETE da UPA:



Fonte: Blog do Heriberto Rocha

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Prefeito de Cuité e filho sofrem acidente na BR 104




O prefeito de Cuité, Charles Camaraense (PSL) e o filho, Rafael, sofreram um acidente, na madrugada desta terça-feira (19), na BR 104, ao colidir em um animal que estava solto na pista. Apesar do susto, os dois estão bem.

Eles tiveram apenas escoriações leves.

O acidente aconteceu entre os municípios de Barra de Santa Rosa e Remígio, no Agreste da Paraíba.

Nas redes sociais, o gestor contou o ocorrido e agradeceu por não ter acontecido o pior.

“Mais um vez quero agradecer a DEUS por mais um livramento, agora a pouco eu e meu filho Rafael batemos em um animal na BR 104, entre Barra de Santa Rosa e Remígio, muito obrigado senhor a ti minha eterna gratidão!”, postou










PB Agora

Nove mil alunos da Rede Estadual de Educação participam da 2ª fase da OBMEP


No último sábado (16), em todo o Rio Grande do Norte, foram realizadas as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017. Ao todo, mais de nove mil alunos da Rede Estadual de Ensino participaram desta segunda etapa da OBMEP.

No RN, 432 escolas estaduais participaram da aplicação das provas. Nesta edição, a OBMEP distribuirá o mesmo número de medalhas das edições anteriores a alunos de escolas públicas (500 de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas).

Os vencedores serão anunciados em 22 de novembro no site da competição. As cerimônias de entrega dos prêmios da OBMEP ocorrem em 2018, em data a ser definida. Professores, escolas e secretarias de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos na segunda fase.

Saiba mais

Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Este ano, a competição nacional, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, bateu novo recorde de inscritos. Foram 18,2 milhões de inscritos, de 53.230 instituições de ensino, atingindo 99,6% dos municípios brasileiros.

Bolsa estágio do TJRN para universitários abre novo processo de seleção; mais de 200 vagas ofertadas


A Comissão do Concurso Público para Seleção de Estagiários do Poder Judiciário do Rio Grande irá realizar seleção para preenchimento de vagas e para cadastro de reserva para o Programa de Estagiários no Poder Judiciário do RN. A inscrição será feita exclusivamente através da Internet, no período de 14hs do dia 25 de setembro de 2017 às 16hs do dia 10 de outubro de 2017, no endereço eletrônico www.idecan.org.br. O valor da inscrição é de R$ 60. O edital completo da seleção pode ser visto AQUI.

As vagas estão disponíveis para os universitários de Administração, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Estatística, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, regularmente matriculados e que estejam cursando, no mínimo, o 5º período do curso em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Ao todo são 226 vagas mais o cadastro de reserva.

A seleção será feita pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência (Idecan). As vagas irão atender às necessidades das comarcas divididas por cinco polos: Natal, Assu, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Dez por cento das vagas serão reservados a candidatos portadores de deficiência.

O Estagiário perceberá, a título de bolsa mensal de estágio pela jornada semanal de 20 horas o valor de R$ 937,00 e pela jornada semanal de 30 horas, o valor de R$ 1.405,50, conforme Resolução nº. 10/2017-TJ, publicada na edição 2241 do Diário da Justiça Eletrônico. Além disso, o selecionado receberá também auxílio-transporte no valor atual de R$ 127,60.

Governo do RN deposita nesta terça (19), Pagamento de Agosto dos servidores que recebem entre R$ 3 mil e R$ 4 mil



O Governo do RN deposita hoje (19) o pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. O montante pago será de R$ 51.370.510,23.

Com isso, 80,49% do funcionalismo público terá recebido integralmente seus vencimentos, o que dá um valor total de R$ 190.925.074,92.

No último dia 9 foram pagos os salários de quem recebe até R$ 3 mil. Servidores da Educação e dos órgãos da administração indireta com arrecadação própria também já receberam.

O pagamento dos servidores que ganham acima de R$ 4 mil será realizado o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos.

Primeiro-ministro diz que Dominica perdeu tudo durante passagem do furacão Maria

Da Agência EFE
O primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, afirmou nesta terça-feira (19) que seu país perdeu tudo e que a "devastação é generalizada" após a passagem do furacão Maria, que alcançou a categoria 5 ao atravessar a pequena ilha caribenha, mas que perdeu força. A informação é da Agência EFE.
Skerrit, que precisou ser resgatado depois que sua casa sofreu graves danos, disse em sua conta no Facebook temer a confirmação de que há pessoas mortas e feridas, "como resultado dos prováveis deslizamentos de terra provocados pelas chuvas persistentes".
"Eu fui resgatado", disse o premier, antes de avisar que estava a "mercê do furacão. A casa está inundando".
"Até agora, perdemos tudo o que o dinheiro pode comprar e substituir", disse ele, em sua mensagem.
Os "ventos varreram os telhados das casas de quase todas as pessoas com quem já conversei. O telhado da minha própria residência oficial foi um dos primeiros a sair voando", disse Skerrit.
Ele acrescentou que não se sente realmente preocupado com os danos físicos causados pelo furacão, mas que sua prioridade era "resgatar as pessoas e assegurar assistência médica aos feridos" por esse fenômeno que classificou de "alucinante".
"Nós precisaremos de ajuda, precisaremos de ajuda de todo tipo. É muito cedo para falar da situação dos portos marítimos, mas suspeito que eles não estarão operando nos próximos dias", afirmou.
"Por isso, solicito o apoio das nações e organizações amigas com serviços de helicópteros, já que pessoalmente estou ansioso para ver e determinar o que necessário", disse em outro momento da mensagem.
O premier determinou a retirada dos moradores de áreas próximas ao mar, que poderiam ser inundadas, e não descartou impor o toque de recolher na ilha "em caso de necessidade".
Ao longo do dia, os cidadãos de Dominica invadiram os supermercados, onde muitos itens de necessidades básicas estavam esgotados. Os aeroportos e portos estão fechados.
Apesar de a imprensa local afirmar que o "Maria" foi o pior furacão que passou por Dominica, o premier lembrou que há 38 anos o ciclone David, também de categoria 5, atingiu a ilha, com ventos de mais de 281 quilômetros por hora (km/h) e causou a morte de 2 mil pessoas.
Na semana passada, Dominica já sofreu os efeitos do furacão Irma, que atingiu grande parte do Caribe e o estado da Flórida (Estados Unidos).
Depois de passar por Dominica, o Maria se dirige para Saint Croix (Ilhas Virgens) e Porto Rico, com ventos de até 250km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos