Cinco presos fugiram em Santa Cruz; colchões foram queimados em Caicó.
Ainda foram descobertos túneis em Alcaçuz e Cadeia Pública de Natal.
Enquanto
o buraco descoberto na Cadeia Pública era concretado, presos da unidade
foram colocados na quadra do solário, sentados, em silêncio e de cabeça
baixa (Foto: Divulgação/Coape)
No Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, distante pouco mais de 100 quilômetros de Natal, cinco detentos escaparam pelo telhado. De acordo com Robson Santos, diretor da unidade, a fuga aconteceu por volta das 3h deste domingo (31). Ele confirmou que presos escaparam por uma abertura no sistema de ventilação. O buraco só foi percebido no início da manhã. Após a contagem dos internos, contatou-se que ausência dos presos Francisco Viana da Silva Júnior, Felipe dos Santos Fernandes, Gilderlânio da Silva Moreira, Juliano Confessor de Lima e Osmar Fernandes da Paz. Até a manhã desta segunda, nenhum deles havia sido recapturado.
Francisco
Viana da Silva Júnior, Felipe dos Santos Fernandes, Gilderlânio da
Silva Moreira, Juliano Confessor de Lima e Osmar Fernandes da Paz são
considerados foragidos (Foto: Divulgação/Coape)
agentes penitenciários descobriram o início dasescavações de um túnel que seria usado para umafuga em massa na Cadeia Pública de Natal(Foto: Divulgação/Coape)
Cadeia Pública de Natal
Ainda no domingo, pela manhã, agentes penitenciários descobriram o início das escavações de um túnel que seria usado para uma fuga em massa no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes. A unidade, que também é conhecida como Cadeia Pública de Natal, fica na Zona Norte da capital potiguar. Enquanto o buraco era concretado, os presos foram colocados na quadra do solário, sentados, em silencia e de cabeça baixa.
Presídio Estadual do Seridó
Também no domingo, no final da tarde, detentos do Presídio Estadual do Seridó, que fica na cidade de Caicó, se rebelaram e incendiaram vários colchões. O motim aconteceu dentro do Pavilhão E. Diretor da unidade, Alex Alexandre contou ao G1 que a algazarra começou ainda durante a visita de parentes. “Foi preciso intervenção policial para que o controle fosse restabelecido. Como já estava escurecendo, não pudemos realizar uma revista mais minuciosa”, frisou. Agora pela manhã, o diretor prometeu reunir reforços e entrar na unidade para fazer um levantamento de todo o prejuízo causado pelos presos.
Em Alcaçuz, presos informaram que um detentoestaria soterrado, pois parte do túnel cedeu e
desmoronou (Foto: Divulgação/Coape)
desmoronou (Foto: Divulgação/Coape)
O preso que está sendo procurado é Anderson Carlos Inácio do Nascimento, que é condenado por assalto e porte ilegal de arma de fogo. "Fizemos uma contagem geral no Pavilhão 4 e notamos a ausência dele. Ou ele conseguiu fugir ou ficou soterrado com o desabamento do túnel. E essa segunda possibilidade, de acordo os próprios presos, é a provável", destacou o diretor.
As buscas pelo detento foram realizadas durante todo o domingo, mas nenhum corpo foi encontrado. Na manhã desta segunda (1º), o trabalho de procura foi retomado.
Interdições parciais
Na quarta-feira da semana passada, dia 27, o juiz Ricardo Arbex, da comarca de Nísia Floresta, determinou que as direções da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo à Alcaçuz, não recebam novos presos até que seja retomada a capacidade legal de cada unidade.
A Penitenciária de Alcaçuz, maior do estado, tem capacidade para 620 presos e está atualmente com 1 mil apenados. Já o Presídio Rogério Coutinho Madruga, tem 402 vagas e 490 apenados. Na decisão, o juiz estabeleceu uma multa de R$ 1 mil "ao diretor do estabelecimento prisional e ao coordenador do sistema prisional por cada apenado que ingresse sem a devida autorização judicial".
Este ano, duas fugas já foram registradas em Alcaçuz. Na mais recente, no dia 22 de abril, 35 presos escaparam por um túnel encontrado a menos de 10 metros de uma das guaritas. Antes, no dia 6, outros 32 detentos já haviam fugido por um túnel escavado a partir do Pavilhão 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário