sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Enem 2015: prova de matemática foi uma otimização dos conteúdos, disse professor

Especialistas do Overdose comentaram isoladamente cada conteúdo. As provas digitalizadas estarão disponíveis nesta sexta.


Consideradas de alto nível, as provas do Enem 2015 foram comentadas pelos professores do Overdose Colégio e Curso. A grande surpresa deste ano não foi a redação. O “bicho papão” ficou por conta da matemática. Essa impressão foi para os candidatos, já que para o professor Jeferson Paiva,a prova foi apenas uma otimização dos conteúdos e uma concretização da necessidade de pensar e saber matemática.
“A prova do Enem muda vidas, logo, temos que sempre desejar e torcer que ela não seja uma prova qualquer”, destacou o professor.
Os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis na internet, desde ontem (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As provas do Enem foram aplicadas no último final de semana, nos dias 24 e 25, e mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame. As provas digitalizadas estarão disponíveis nesta sexta-feira (30).
Veja os comentários por disciplina
Matemática - Professor  Jeferson Paiva
Em 2010,2011 e 2012 tivemos uma prova de matemática extremamente fácil, onde abusou se das regras de três, porcentagem e estatística, chegando ao exagero de 14 questões de razão e proporção em determinado ano foi exatamente nesse período que criou se a máxima “ para se dar bem, basta regra de três “ em 2013 e 2014 ocorreu uma diminuição massiva desses assuntos e um crescimento considerável na quantidade de questões relacionadas a geometria, seja ela, plana ou espacial.
Em algum momento, era previsto que a prova ganhasse um novo formato, visto que havia uma notória mudança na quantidade de conteúdos abordados, mas a prova foi técnica e exigiu muito cálculo e é exatamente esse o ponto! Com essa observação temos o Enem se aproximando cada vez mais dos vestibulares tradicionais, ou seja, muito trabalho e dedicação, conteúdos abordados em seu máximo de percepção algébrica e detalhado em organização interdisciplinar.
Logo, a impressão que se tem é que a prova de matemática foi a mais difícil da história, mas na minha opinião,  foi apenas uma otimização dos conteúdos e uma concretização da necessidade de pensar e saber matemática, a prova do Enem muda vidas, logo, temos que sempre desejar e torcer que ela não seja uma prova qualquer.
Química – Professor Kleyton Miranda

A prova não teve muitas surpresas. Assuntos esperados como cálculo estequiométrico, equilíbrio químico e funções orgânicas estavam presentes. Algumas questões abordavam conceitos simples como a que falava sobre a bomba de urânio, já outras precisavam de maior atenção como a questão sobre a eletrossíntese de Kolbe, exigindo interpretação da equação dada como modelo além de conhecimento prévio sobre nomenclatura de compostos orgânicos.
No geral, as questões relativas à química foram bem elaboradas, mantendo o alto nível dos anos anteriores. Interpretação e conhecimento sobre uma ampla variedade de assuntos continuam sendo decisivos para um maior número de acertos.
A prova de Linguagens foi mais cansativa do que a dos anos anteriores, pois, além dos textos habituais, os enunciados das questões vieram bem longos, o que produziu uma necessidade de um a leitura mais cuidadosa e demorada de cada item. Dessa forma, além da análise do texto-base, cada questão pedia um tempo a mais para a compreensão do enunciado. Isso pode se tornar um problema, porque o candidato ainda terá que resolver, no mesmo dia, 45 questões de Matemática e uma redação.

Língua Portuguesa e Literatura - Professor Jason
O ENEM não mudou sua estratégia. Boa parte da prova versou sobre interpretação de textos literários e não literários, variação linguística, análise de gêneros textuais diversos, receita habitual da prova. Ademais, foram privilegiados textos de autores modernistas e contemporâneos, e pouca ênfase a textos de escolas literárias anteriores ao século XX.
Portanto, salvo o tamanho das questões, bem maiores que as dos anos anteriores, não houve nenhuma surpresa nas questões de Língua Portuguesa e Literatura.

A prova de Redação também seguiu a linha tradicionalmente usada pelo ENEM: a abordagem de um tema cotidiano e de relevância social. A proposta tinha como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Essa temática acabou gerando uma grande polêmica nacional originada de um embate de cunho político que perdura no país desde as manifestações populares de 2012 e que culminou com as eleições presidenciais do ano passado. A abordagem da proposta requeria que o candidato pensasse a posição das mulheres na sociedade e discutisse a cultura da violência diária sofrida por elas, fruto de um meio machista e repressor. Foi um tema que não deu margens para posicionamentos muito tradicionalistas e dogmáticos.
A liberdade da mulher e a igualdade de gêneros eram alguns dos vieses que o candidato deveria seguir. Aliás, quem prestou atenção na prova de Ciências Humanas do dia anterior pôde notar esse direcionamento, já que a primeira questão trazia uma citação da escritora feminista francesa Simone de Beauvoir e outras abordavam a temática da mulher. Assim, a Redação do ENEM cumpriu o papel de produzir pensamentos e discussões sociais relevantes.
Geografia - Marcos Lupi
Duas coisas a dizer sobre a dificuldade que muitos sentiram na prova do ENEM 2015 e, em especial, na de Humanas: primeiro, o ENEM apenas cumpriu ao que ele veio, cumprir suas matrizes de referência, senão vejamos.

Suas matrizes de referência exigem dominar linguagem culta, então vem o primeiro obstáculo - nossos alunos que, muitas vezes, nem falam, nem escrevem essa linguagem. Estabelecer interconexões entre as diferentes ciências, porém muitos ainda insistem em ensinar apenas conteúdos pasteurizados, almanaquianos e cartesianos, e por fim se posicionar como observador e interventor crítico diante de situações problemas, respeitando os valores e os direitos humanos.

Segundo, a prova de humanas sempre foi mais complexa do que a maioria imagina, e por isso mereceria mais atenção. A lista de objetos do conhecimento relacionados às matrizes de referência em humanas é extensa, são mais de 60 temas. Faz-se necessário dar mais atenção à lista de objetos do conhecimento associadas às matrizes de referência. Muitos desses temas são esquecidos, ou suprimidos nos materiais didáticos. Faça dos objetos dom conhecimento listados no site do INEP o seu roteiro de estudos e passe a dar importância àqueles temas que muitas vezes não foram contemplados sequer com uma aula.
Quantas aulas houve na escola sobre Índios, sobre o patrimônio cultural, sobre movimentos sociais? Dezenas de questões já caíram sobre esses temas nos últimos anos. Valorizem mais as humanas, até os temas das redações, quase sempre, estão associados a elas. Pense nisso.
Linguagens - Mário Victor
A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias evoluiu no último Exame Nacional do Ensino Médio, principalmente no aspecto de compreensão linguístico-humana. Somente neste ano, a prova nos fez raciocinar sobre a cultura negróide, com a questão envolvendo o Hip Hop, sobre a influência linguística dos indígenas na Língua Portuguesa do Brasil, exigiu até maior comprometimento do aluno na análise de temas realistas (baseado numa literatura Clássica) e em temas idealistas (baseado em modificações na forma e na composição, exigindo conhecimento inclusive das Vanguardas Europeias). Então, o mais importante da prova deste ano foi a quase interdependência do enunciado da questão do que foi publicado no texto, o que aprofundou o raciocínio do candidato acerca dos conteúdos mais cotados do estudo da Língua Portuguesa, como Variações Linguísticas, Funções da Linguagem e Evolução da Língua Portuguesa. Isso, de toda maneira, pode nos fazer concluir que, sim, a dificuldade da prova foi ampliada, em comparação com anos anteriores.
Literatura - Will
 A prova de linguagens acompanhou o ritmo dos anos anteriores, entretanto foi perceptível uma dificuldade maior, pois se tratou de um exame mais analítico. Em se tratando de literatura, as questões vislumbraram, além do conhecimento da obra, texto e autor no campo da teoria literária, uma maior necessidade da compreensão crítica, vocabular, conteudista e interpretativa das questões.
Alguns alunos, por exemplo, relataram não ter o domínio do significado contextualizado de determinados vocábulos, como na questão do Surrealismo em relação à palavra"díspares" em uma das alternativas. Comprova-se, portando, uma realidade mais abrangente. Ou seja, além do conteúdo, é preciso ser crítico e interdisciplinar, além de se trabalhar com as múltiplas funções que o texto artístico permite, inclusive o reconhecimento vocabular que advém, geralmente, do simples ato da leitura.
Física - Carlos André
A prova de física foi, sem dúvida, a mais difícil da história do Enem. A prova foi muito parecida a um vestibular tradicional, com muitas questões de cálculo e conteudistas. Como já era uma tendência por nós esperada, focamos nas últimas duas semanas nesse modelo de questões (cálculo).
A questão de maior nível da prova (estilingue) acabou se tornando ainda mais difícil pela falta de precisão do texto. Há questões da prova que a maioria das escolas do Brasil não abordam, como por exemplo, a da iridescência. Em resumo, foi uma prova de alto nível que privilegiou alunos muito bem preparados.
História - Bruce Lee
 Polêmicas à parte, o ENEM 2015 deve ser apreciado pelo alto nível de excelência que apresentou em questões relacionadas, sobretudo, a disciplina de História. Aqueles que esperavam uma prova simplista e meramente interpretativa tiveram de se deparar com textos e imagens que só poderiam ser devidamente compreendidos mediante um pleno domínio teórico dos conteúdos.
Vale salientar que as questões cumpriram criteriosamente as matrizes de referências exigidas pelo ENEM no que tange a Competências e Habilidades, contemplando temas já esperados como, África, Gênero, Escravidão, Patrimônio, Movimentos Sociais, Cidadania e Democracia, bem como autores clássicos como Jacques Le Goff e Lilia Moritz Schwarcz. Enfim, o ENEM mais difícil de todos, no qual a interdisciplinaridade casada ao preciosismo historiográfico ditaram uma feição mais interessante ao caderno de Humanas.
Biologia - André Viana
Em 2015 as questões de biologia na prova de ciências da natureza foram mais complexas quando comparada há anos anteriores. Principalmente pelo fato de ter mudado o padrão e contemplado assuntos e termos mais específicos que em anos anteriores.
Além disso, é possível observar uma mudança na base de cobrança, saímos de uma prova em que a maioria das questões cobrava assuntos relacionado a ecologia e ciências ambientais e passamos a ter uma prova que traz em sua maioria o tema moléculas, células e tecidos (cerca de 38% das questões) o que fez com que muitos alunos tivessem dificuldade na prova.
De fato em biologia a prova foi bem mais complexa que em anos anteriores.
Phillipe - Sociologia e Filosofia
Em relação às questões de sociologia e filosofia podemos ver que manteve o esperado, tornando-se cada vez mais específica exigindo dos alunos não só a capacidade de interpretação dos textos filosóficos, mas ter uma boa bagagem de conteúdos.
Sendo uma prova com questões específicas como no caso de uma questão sobre filosofia moderna envolvendo o filósofo David Hume, questão gerou bastante polêmica entre vários gabaritos extraoficiais mostrando assim a complexidade da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário