sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fator psicológico é fundamental para sucesso nas provas do Enem, disse especialista

Para psicóloga Katiuce Santos candidato precisa além do conhecimento didático, estar preparado emocionalmente.


Psicóloga Katiuce Santos orienta que candidatos devem evitar conflitos durante os dias de realização do Enem.
SELO-ENEMExame, prova ou qualquer tipo de avaliação é algo estressante tanto para o candidato quanto para a família. Nessas situações é importante estar atento a alguns aspectos que podem ser óbvios, mas que por isso mesmo não damos muita atenção.
A psicóloga Katiuce Santos fala em como preparar o corpo e a mente e não sofrer com os efeitos causados pela tensão que é comum nessa fase da vida, ela fala também da importância de aliar uma boa postura, alimentação saudável e o relaxamento durante os estudos e durante a prova para obter maior sucesso no exame. “O fator psicológico é fundamental para o sucesso nas provas. Se o candidato tiver conhecimento didático e não estiver preparado emocionalmente, não terá bons resultados”, disse Katiuce.
A especialista destaca que não existe uma receita de bolo para conter a ansiedade, que é um sintoma natural em véspera de avaliação, segundo ela, o que pode ser feito é controlar a qualidade do dia. Katiuce destaca que o sono é uma questão fundamental e que não adianta deixar de dormir para revisar material.
“Cada um pode tentar monitorar a qualidade do sono nas vésperas da prova. É importante manter as horas de sono que costuma dormir diariamente, o que o cérebro tinha de assimilar já assimilou. Deve-se evitar comidas pesadas e gordurosas para não ter uma má digestão”, destaca Katiuce.
Katiuce Santos alerta que se deve relaxar, mas não totalmente. “É preciso relaxar em alerta. Se percebe que vai fazer a revisão e vai ficar mais ansioso, então o ideal é suspender a revisão”.
PSICOLOGA-H2

A psicóloga alerta que não é recomendável tomar remédio para amenizar a ansiedade, pois não se sabe como o organismo vai reagir. "A prova exige muita concentração, muita habilidade de raciocínio e sob o efeito de alguma medicação, mesmo sendo ela natural, o organismo pode funcionar de uma forma diferente que o habitual", explicou.
Em relação à emoção, deve-se evitar momentos de maiores conflitos e estresse e se tiver algo a resolver espere o domingo passar e foque na prova.
O comportamento dos pais e da família é um capítulo à parte. O conselho da psicóloga é que os pais e amigos, as pessoas mais próximas ao candidato se coloquem de maneira disponível e compreensível. “Se o aluno se mostrar frustrado porque perdeu tempo em alguma questão ou achou que não teve bom rendimento, a família deve apoiar e entender. Os pais devem ser um suporte de incentivo”.
Também é preciso se preparar para perdas. “O Enem envolve vários aspectos e vale lembrar que o Exame pode ser realizado no ano seguinte, caso o resultado não seja positivo. Assim o aluno se prepara de maneira mais adequada”, finalizou Katiuce Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário