quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Dilma convoca ministros para discutir combate ao Aedes aegypti

Reunião, que não constava na agenda de Dilma, começou por volta de 17h30, no Palácio da Alvorada.


Após pedir ajuda à população para combater o mosquito Aedes aegypti, a presidente Dilma Rousseff convocou hoje (21) os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para fazer um balanço das ações e traçar os próximos passos no enfrentamento ao mosquito, que transmite o vírus Zika, responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no país.
A reunião, que não constava na agenda de Dilma, começou por volta de 17h30, no Palácio da Alvorada.
Também participaram os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Defesa, Aldo Rebelo, além do secretário nacional da Defesa Civil, do general Adriano Pereira Júnior, do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e de técnicos do governo.
Diante do surto de casos de microcefalia, especialmente no Nordeste, o governo criou, em novembro de 2015, um grupo de trabalho interministerial para tratar das parcerias com estados e municípios no combate ao Aedes aegypti, que também é transmissor da dengue e da chinkungunya.
Ontem (20), o Ministério da Saúde divulgou novo boletim epidemiológico sobre a microcefalia. Até agora, foram registrados 3.893 casos suspeitos de microcefalia ligados ao vírus Zika, registrados em 764 municípios de 21 unidades da federação.
A Região Nordeste lidera o número de casos, concentrando aproximadamente 90% das notificações, seguida do Sudeste (6%) e Centro-Oeste (4%). Pernambuco, com 1.306 casos suspeitos (33% do total), é o estado com o maior número de registros. Em seguida, estão a Paraíba, com 665 casos; a Bahia, com 496; e o Ceará, com 216. O Rio Grande do Norte tem 188 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário