É preciso intensificar as ações de prevenção a estes acidentes ao longo de todo o ano.
Acidentes graves e com mutilação e os acidentes com exposição a material biológico são as maiores ocorrências entre os acidentes de trabalho no Rio Grande do Norte. A informação é do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST RN), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que junto com outros parceiros, está à frente, no RN, do Movimento Abril Verde, de âmbito internacional.
“É preciso intensificar as ações de prevenção a estes acidentes ao longo de todo o ano. Importante também se pensar na saúde do trabalhador da Saúde, que está exposto a muitos riscos durante o seu exercício laboral”, afirmou o secretário Ricardo Lagreca durante a abertura oficial do evento.
O Abril Verde conta no RN com a união de entidades como o Ministério Público do Trabalho (MPT), CERESTs, IFRN, secretarias municipais e estadual de Saúde, Fórum Estadual de Proteção do Meio Ambiente do Trabalho (Fepmat) e sindicatos, com destaque aos que representam vigilantes, como o Sindsegur e o Sindforte. O lançamento da campanha se deu na abertura da reunião do Conselho Estadual de Saúde. A mesa foi presidida pela procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva, que encabeça a campanha pelo MPT.
Em 2014, ano da Copa do Mundo, o RN registrou 7.306 acidentes de trabalho segundo dados da Previdência Social. Significa mais de 20 por dia, dos quais 16 resultaram em afastamentos do trabalho. No Brasil, segundo o último anuário estatístico da Previdência Social (2013), dos 5 milhões de acidentes ocorridos entre 2007 e 2013, 45% resultaram em morte, invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego. Com estas ocorrências, o INSS arcou com cerca de R$ 58 bilhões em indenizações.
“Analisar os dados do Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM) para a saúde do trabalhador é necessário para que possamos embasar nosso planejamento de acordo com a realidade, focando nossas ações de vigilância nas categorias que mais estão adoecendo e assim possamos intervir para obtermos ambientes de trabalho saudáveis”, afirma
Daniella Mylena Paiva de Oliveira, subcoordenadora do CEREST estadual. As ações do Abril Verde programadas pela Sesap irão se realizar em Natal e no interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário