quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dois dos três senadores do RN votarão a favor do Impeachment

Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) já adiantaram que votarão pelo afastamento da presidente.
Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) já adiantaram que votarão pelo afastamento da presidente.
Com a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado prevista para o dia 17 de maio, a bancada do Rio Grande do Norte na Casa já se posicionou. Serão dois votos a favor do afastamento e um contra. Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) já adiantaram que votarão pelo afastamento da presidente. A senadora Fátima Bezerra (PT) é contra.
Dos 81 senadores, 48 já declararam publicamente, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que votarão favorável ao impedimento. São necessários 41 votos. Os senadores que estão a favor do governo somam 19. Cinco estão indecisos. Seis preferem não adiantar posicionamento. Os outros três não foram encontrados para comentar. Se o legislativo acatar, Dilma será afastada inicialmente por 180 dias.
O pedido de impeachment foi lido na sessão desta terça-feira (19), no plenário do Senado. O presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu para que os líderes indiquem os membros da Comissão Especial, que será formada por 21 parlamentares, em 48 horas. A comissão será indicada na próxima terça-feira (26) e terá 10 dias para avaliar o relatório da Câmara. A votação em plenário está prevista para o dia 17 de maio.
Se a Casa confirmar a abertura do processo, uma nova comissão avaliará o caso por seis meses para relatar se a gestora praticou crime de responsabilidade. Na votação final, que culmina com a volta da presidente ou a cassação, após esse período, são necessários dois terços do Senado para referendar o impedimento, o que corresponde a 54 votos dos 81 existentes na Casa.

Allan Darlyson

Nenhum comentário:

Postar um comentário