segunda-feira, 11 de abril de 2016

Médica fala sobre avanços nas pesquisas sobre o zika

Médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre microcefalia e o zika vírus – Foto: Foto:Bruno Landim Pedersoli/UOL.
Médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre microcefalia e o zika vírus – (Foto:Bruno Landim)
A médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre microcefalia e o zika vírus, falou sobre os avanços nos estudos do caso.
Adriana relatou que o projeto tem ganhado parcerias importantes como a UFRJ e o Dr Almícar Tanuri, que é renomado na área de virologia especializada em genética.
– O vírus que circula aqui é o mesmo que circulou na Polinésia Francesa, tendo o vírus asiático comparado ao vírus africano. O africano interfere em células, e o asiático atrofia e murcha as mesmas, migrando para centros motores e de fala, interferindo na ligação entre um neurônio e outro.
Em tal diferenciação, ela citou que a proliferação da chikungunya tem assustado os pesquisadores, que, ao passo que se espalhou, aumentou em 200% os atendimentos na emergência.
Segundo Portal Paraíba, com relação às descobertas feitas em meados de setembro/outubro de 2015, quando a pesquisa começou, até agora, ela alertou sobre as sequelas nos bebês, como lesões de retina e também acinesia fetal, que causa a má formação de membros.
– Não existe nada parecido com esse vírus na história até hoje – disse ela sobre o zika.
A médica ainda falou sobre a falta de estímulo financeiro dado às pesquisas, em contrapartida com a contribuição significativa  que as mesmas já deram para a medicina.
Codecom/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário