segunda-feira, 4 de abril de 2016

Ministério da saúde lança protocolo incentivando a realização de partos normais no Brasil

A ideia é reduzir o número de cesárias desnecessárias e alertar para riscos provenientes do procedimento cirúrgico.


O Ministério da Saúde lançou protocolo para incentivar a prática do parto normal em detrimento de cesarianas desnecessárias aqui no Brasil.
O Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Cesariana, publicado no Diário Oficial da União no dia 28 de março e divulgado nesta segunda-feira (4).  Traz documentado os parâmetros que devem ser seguidos pelas secretarias Estaduais de saúde, Distrito Federal e municípios.  
O objetivo do Governo é orientar os profissionais da saúde para evitarem cesarianas desnecessárias, algo de sumo importância uma vez que o procedimento, quando não indicado corretamente, traz inúmeros riscos, como o aumento da probabilidade de surgimentos de problemas respiratórios para o recém-nascido e grande risco de morte materna e infantil. O governo ainda pretende derrubar o mito de que parto cesariano é mais seguro, e o procedimento normal é sempre muita dor e sofrimento.
Segundo o ministério, é obrigatório que os médicos informem às gestante sobre os potenciais riscos e eventos adversos da cirurgia.
O documento traz ainda que a cirurgia não é indicada, por exemplo, em caso de obesidade ou como forma de prevenção do contagio vertical em gestantes com infecção por vírus da hepatite B e C. Entre os casos de prevenção, onde se recomendam a cesariana está a transmissão do HIV.
A coordenadora de Saúde da Mulher no Ministério, Maria Esther Vilela, apontou que “a cesariana é uma conquista científica, que quando usada corretamente, pode salvar vidas, mas não deve ser feita indiscriminadamente” revelou.
Allan Dubeux, com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário