segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ação Global realizou média de 106 mil atendimentos

Foram 21.217 mil pessoas atendidas no último sábado, superando as expectativas da organização.

 
Ação 2015 realizou atendimentos médicos, odontológicos, judiciário e casamento comunitário.
O Ação Global 2015, realizado sábado (30), no Centro de Atividades do SESI, em Natal, superou as expectativas e prestou 106.086 mil atendimentos em 21.217 pessoas. A meta prevista inicialmente era de atender cerca de 18 mil pessoas. O superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), Juliano Martins, fez um balanço positivo do evento. “Tínhamos uma certa preocupação com relação à presença da população porque nos dois anos anteriores fizemos o Ação Global na Zona Norte e este ano optamos por realizá-lo em nossas dependências”, explicou Juliano Martins.
Outro aspecto que ele ressalta é que no centro foi possível prestar um melhor atendimento. “Usamos toda a nossa capacidade instalada. Por exemplo, no ano passado disponibilizamos apenas três consultórios odontológicos e esse ano passamos para dez”, explica o superintendente, acrescentando também o aumento de exames oftalmológicos, que passaram de 50 em 2014 para 500 este ano.

acao-h1

Governador do Estado e vice-prefeita de Natal visitam Ação Global


O presidente do Sistema FIERN e presidente do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales, recepcionou o governador Robinson Faria; a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria; e a secretária de trabalho e assistência social, Julianne Faria durante a Ação Global 2015, realizada no centro de atividades do SESI, em Natal.
“Este é um trabalho maravilhoso. É realmente uma ação de cidadania. O Governo do Estado vai procurar o SESI para buscar caminhos de levar cidadania a outros locais do Estado”, frisou o governador.
Robinson, Amaro e Julianne participaram do casamento comunitário. Robinson Faria destacou a importância da família: “O sucesso pessoal e profissional começa na família, começa em casa. Por isso parabenizo a todos vocês”, declarou o Governador.
Ação Global também contribui para pessoas mudarem suas vidas para melhor
Os atendimentos nas áreas de saúde e emissão de documentos continuam entre os mais demandados no Ação Global. Em seguida, vem os atendimentos jurídicos. As filas enormes em frente às salas que prestam esses serviços revelam que eles são todos os anos os mais buscados pela população. Mas, no meio da multidão, existem pessoas com histórias e carências diferenciadas, dispostas a darem uma guinada em suas vidas.
É o caso de Lidinalda do Vale Araújo, 29 anos, e seu filho Wellington Araújo Costa, 14 anos, aluno da 9ª série, que moram São Gonçalo do Amarante. Eles estavam no estande de Educação a Distância do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), buscando informações sobre cursos.
Wellington decidiu-se pelo curso de empreendedorismo. Pesou em sua decisão o fato de sua mãe fazer bolos há cerca de um ano. Com os conhecimentos do curso ele espera poder ajuda-la no pequeno negócio familiar.

robinson-h

A desempregada Luciene Martins de Oliveira, 39 anos, residente no bairro do Bom Pastor, já conhecia o Ação Global. Participou anteriormente por três vezes do programa. Ela ia passando em frente à sala onde estavam sendo dados os cursos do Cozinha Brasil, do SESI, quando chamou sua atenção a palestra que iria ser ministrada sobre receitas culinárias (patê de berinjela e pão de iogurte com ervas) para reduzir a pressão arterial.
Ela conta que descobriu recentemente que é hipertensa. “Eu comia muito tempero, muita coisa salgada, Sazon e agora não posso mais, tenho de me cuidar”, contou Luciene, que decidiu ir atrás de informações sobre comida saudável.
Casamento comunitário de 150 casais
150 casais disseram sim no casamento comunitário realizado durante a 22ª edição da Ação Global. A juíza de direito Fátima Soares realizou a cerimônia de matrimônio. “Nós já conseguimos realizar mais de nove mil casamentos através desse programa e esperamos realizar ainda mais”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo de Projetos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a desembargadora  Zeneide Bezerra, também esteve presente. Desejou felicidades ao casais e destacou a importância da iniciativa. “Isso é muito bom para nós, pois aproxima o judiciário da sociedade e nós temos que mostrar a nossa cara”, disse.
Um dos casais que participou da solenidade foi José Marcos do Nascimento e Vera Lucia, que após 23 anos de união decidiram formalizar a união. “No inicio nós não queríamos formalizar. Tivemos três filhos e com o tempo nós mudamos de opinião. Somos uma família e vamos continuar juntos”, explicou a noiva.
Em 2014, foram realizados 82 casamentos. O casamento comunitário é uma realização do SESI em parceria com o Tribunal de Justiça do RN e os cartórios 5º Ofício, do Alecrim, e 4º Ofício, de Cidade Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário