O tema deste evento é "Parar é Possível! Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro Planeta".
A coordenadora do APTAD, Rejane Rhilma Nunes, destaca a importância das atividades direcionadas a saúde do trabalhador realizadas pelo ambulatório, "Recebemos pacientes de todo o Estado, do interior a Grande Natal, de diferentes classes sociais e acompanhamos de perto todas as fases do tratamento".
Em Natal, o Dia Mundial Sem Tabaco será marcado pela campanha que mobilizará a população fumante e não-fumante. "A ideia é alertar e sensibilizar a população para os malefícios do tabaco e a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo", explica Rejane Rhilma Nunes, coordenadora do Ambulatório.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano e ele também pode ser relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão. Estima-se que em 2015 mais de 27 mil novos casos desse tipo de câncer devam surgir e pode chegar a matar 8 milhões de pessoas até 2030.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada também pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, revela que 73,1% das pessoas que tentaram parar de fumar conseguiram tratamento. Entretanto, o cigarro ainda contribui para 25% das mortes por anginas e por infartos do miocárdio, 45% das mortes por infartos em pessoas com menos de 65 anos, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar.
O evento contará com atividades lúdicas, danças, exposições de banners, aferição de pressão arterial e reflexão sobre o tema na unidade Básica de Pirangi a partir das 7h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário