Obras da barragem de Oiticica deveriam ter sido concluídas em junho passado (Foto: Anderson Barbosa/G1) |
Apontada como solução para os períodos de longa estiagem no Seridó e parte dos municípios das regiões Central e Vale do Açu, a barragem de Oiticica tem um novo prazo para ser concluída. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a construção do reservatório só deverá ser finalizadas em dezembro de 2016. E isso, segundo o titular da pasta, se a crise econômica não retardar ainda mais o andamento das obras.
“A previsão continua sendo essa. Pode ser modificada em virtude da crise financeira, mas ainda não sabemos”, ressalta o secretário Mairton França. De acordo com o prazo inicial, Oiticica deveria ter sido concluída em junho deste ano, mas atrasos no repasse de recursos do governo federal, aliados à lentidão no pagamento das indenizações, comprometeram a execução do cronograma. Após dois anos de obras, apenas 35% dos serviços estão prontos.
Para ver de perto os efeitos da estiagem no interior potiguar, equipes do G1 e da Inter TV Cabugi percorreram aproximadamente 1.400 quilômetros durante cinco dias. Foram visitadas 19 cidades no Seridó e Oeste – regiões que mais vêm sofrendo com a escassez. Em colapso no abastecimento d’água estão Acari,Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas,Currais Novos, João Dias, Luís Gomes,Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.
Já em Apodi, Caicó, Itajá, Jucurutu, Lucrécia,Parelhas, Pau dos Ferros e São Rafael, foi constatado que o nível das barragens vem baixando rapidamente e que a paisagem está mudando a cada dia. Muitas famílias já estão pensando em ir embora. Algumas, para fugir da seca, falam até em buscar uma sorte melhor em outros estados.
Quando concluída, Oiticica beneficiará direta e indiretamente cerca de 500 mil pessoas em 17 cidades. Com capacidade para mais de meio milhão de metros cúbicos de água, será a terceira maior barragem do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário