Período de vacinação contra a Febre Aftosa terminou ontem, em Mossoró.
Passados os 30 dias da segunda etapa da campanha deste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Semarh) encerrou na segunda-feira (30), o período de vacinação contra a Febre Aftosa, alcançando a imunização de quase 7.300 animais em toda a extensão rural de Mossoró. A proteção foi garantida de forma gratuita aos criadores de bovinos e bubalinos que têm até 25 cabeças no rebanho.
“Esse número representa o empenho das equipes vacinadoras que percorreram toda a zona rural e a boa interação com os criadores, que se comprometeram também em manter seus rebanhos legalizados”, comemorou o titular da Semarh, Rondinelli Carlos.
A Prefeitura Municipal é a responsável pela emissão da Declaração de Animal Vacinado. Esse documento permite ao criador retirar no Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn), o Guia de Trânsito Animal (GTA), viabilizando ao proprietário o transporte e comercialização legais do animal.
O investimento do poder público nas duas etapas da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa – a primeira aconteceu em maio – foi de R$ 90 mil, utilizados na compra das vacinas e demais equipamentos, transporte das quatro equipes e pagamento dos vacinadores.
Esta etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa foi a primeira que atendeu à Lei Municipal 3.300, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Francisco José Júnior. Ela garante a imunização gratuita para os pequenos criadores, que têm rebanho com até 25 cabeças, amparada como Programa de Governo. Isso assegura a manutenção das campanhas nas gestões seguintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário