segunda-feira, 21 de março de 2016

Instituto Internacional de Física inaugura sua sede permanente no campus da UFRN

Cerimônia acontecerá nesta tarde durante à realização da reunião anual do Comitê Científico Internacional.


Divulgação
O IIF foi criado em 2009, com o intuito de promover uma maior internacionalização da UFRN e contribuir para o desenvolvimento científico no país.
O Instituto Internacional de Física da UFRN inaugurará sua sede definitiva dentro do campus da Universidade nesta segunda-feira (21), às 15h, na presença de convidados ilustres das comunidades científicas nacional e internacional, representantes do corpo docente da UFRN e autoridades estaduais e nacionais.
A cerimônia acontecerá durante à realização da reunião anual do Comitê Científico Internacional (IAC) do Instituto, que conta com a participação expressiva de expoentes da Física mundial, dentre eles dois detentores do Prêmio Nobel.
"Estamos muito felizes e animados com a inauguração de nossa nova sede. Essa melhor estrutura que o novo edifício está nos fornecendo nos dará a capacidade de aumentar o número de nossas colaborações internacionais e possibilitará ao país dar uma maior contribuição para o desenvolvimento da ciência", disse o Diretor do IIF, Professor Álvaro Ferraz.
Localizada em frente ao Parque Dunas, uma das mais belas paisagens da cidade do Natal, a obra foi realizada através da Superintendência de Infraestrutura da UFRN.
O IIF soma-se a outros centros de pesquisa e desenvolvimento científico de alto nível, que vêm se estabelecendo em Natal nos últimos anos, particularmente dentro da Universidade Federal
Ao todo foram investidos R$ 5 milhões na obra de quatro mil m2 de área construída, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento científico na região Nordeste e aumentar a contribuição dada pelo Brasil à comunidade científica internacional.
O prédio conta com um auditório de 140 lugares, além de duas salas de seminário, o que possibilitará ao IIF realizar até três eventos científicos de diferentes proporções ao mesmo tempo. A infraestrutura dispõe ainda de salas de discussão, um refeitório, uma sala de estudo, biblioteca, sala multimídia e novas salas de trabalho.
O edifício também abrigará o Altix UV-1000 (computador de alto desempenho do IIF) equipamento que permite a realização de 18,5 trilhões de cálculos por segundo. O “Baby”, como é chamado pelos técnicos do Instituto, estará em pleno funcionamento no mês de março, quando também poderá ser utilizado por pesquisadores de outros departamentos de universidades públicas associadas.
Sobre o IIF
O IIF foi criado em 2009, com o intuito de promover uma maior internacionalização da UFRN e contribuir para o desenvolvimento científico no País, notadamente nas suas regiões Norte e Nordeste, em áreas de fronteira da física teórica.
Sua formulação como Instituto lhe garante a sua principal característica de centro de pesquisa por excelência, voltado para realizações científicas, mas que também oferece formação de pesquisadores em nível de pós-doutoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário