segunda-feira, 21 de março de 2016

LAVA JATO: 25ª fase prende em Portugal operador de propinas da Petrobras

Raul Schmidt Felipe Junior, tido como operador de propina de Jorge Zelada.
Raul Schmidt Felipe Junior, tido como operador de propina de Jorge Zelada.
Um mandado de prisão preventiva foi cumprido em Portugal, nesta segunda-feira (21), na 25ª fase da Operação Lava Jato. O alvo é Raul Schmidt Felipe Junior, investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da estatal Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada. Esta é a primeira operação internacional realizada pela Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras.
Os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão, mas ainda não se sabe em qual local. Raul Schmidt estava foragido desde julho de 2015, quando foi expedida a ordem de prisão. Seu nome havia sido incluído no alerta de difusão da Interpol em outubro do ano passado. Ele é brasileiro, mas possui naturalidade portuguesa. O investigado vivia em Londres, onde mantinha uma galeria de arte, e se mudou para Portugal após o início da operação.
O cumprimento das medidas foi feito pela polícia judiciária portuguesa e pelo Ministério Público português. Autoridades brasileiras do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) acompanharam as diligências. De acordo com a Procuradoria da República no Estado do Paraná, após serem cumpridas as medidas cautelares, o Brasil dará início ao processo de extradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário