quinta-feira, 30 de abril de 2015

Santa Cruz/RN: MPRN e MPF realizam audiência do projeto MPEduc em Santa Cruz


“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Foi citando o filósofo alemão Immanuel Kant que o Procurador da República, Victor Mariz, abriu os trabalhos da Audiência Pública do MPEduc, realizada na manhã desta quinta-feira (30), com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), na Câmara Municipal de Santa Cruz.

Conduzida pelo procurador do MPF e pelas representantes do MPE Iveluska Alves Xavier da Costa Lemos e Sandra Angélica Pereira Santiago, a audiência apresentou as fases e objetivos do projeto Ministério Público pela Educação – MPEduc – Escola com participação.

O MPEduc é um projeto desenvolvido para ser executado por meio da parceria entre Ministérios Públicos Estaduais e Federais, com o apoio dos gestores municipais e da comunidade. O objetivo da medida é realizar um diagnóstico da educação nos municípios, identificando os pontos críticos, para que o MPRN possa tomar as medidas necessárias junto aos municípios a fim de que os problemas sejam sanados.

O diagnóstico será realizado por meio de questionários que abordam questões estruturais, de alimentação, pedagógica, dentre outros aspectos, visitas nas escolas e audiências para que, junto à comunidade, os problemas identificados possam ser discutidos. Os questionários estão disponíveis no site do projeto www.mpeduc.mpf.mp.br.

A audiência contou com a presença da secretária de Educação de Santa Cruz, Carla de França, da chefe de gabinete da prefeitura, Marcela Ravena de Oliveira Pereira, do prefeito do município de Coronel Ezequiel, Adailton Tavares da Fonseca, e ainda do secretário de Educação da cidade, Edson dos Santos Freitas. Os dois municípios em questão obtiveram avaliação negativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), umas das razões pelas quais a Promotora da Comarca, Sandra Angélica, buscou implementar o MPEduc.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania, promotora Iveluska Alves Xavier, destacou a importância do preenchimento dos questionários com informações verídicas para que o diagnóstico seja preciso e os reais problemas sejam resolvidos. “É importante que vocês preencham os formulários dentro do prazo”, alertou.

Sandra Angélica, por sua vez, reforçou a importância do projeto e principalmente da união de esforços para que ele possa ser executado com êxito. “Estou confiante de que todos se esforçarão, pois unindo forças traremos melhorias para a educação dos nossos municípios”, concluiu.

Representantes das escolas da cidade foram oficiados e os gestores deverão preencher os formulários que constam no site do MPEduc, que é a primeira fase do programa. Em seguida, virão as visitas às escolas e audiências para debater os problemas já identificados nos diagnósticos. Por fim, recomendações do MPRN aos gestores do município afim de solucionar os problemas encontrados.

Fonte: MPRN

Adolescente é achado com vida em escombros no Nepal



z IDF_nepal_04

Foto: IDF

Reuters –  Um jovem de 15 anos foi retirado com vida dos escombros do Hotel Hilton de Katmandu nesta quinta-feira(30), cinco dias após o forte terremoto que provocou enorme devastação no Nepal e matou cerca de 5.500 pessoas.
O sobrevivente Pema Lama foi resgatado pela polícia do Nepal e levado de maca para uma ambulância. Uma multidão que se reuniu em torno do local aplaudiu a ação de resgate quando as pessoas viram que o adolescente estava vivo.
Lama estava consciente, segurou na mão de um dos resgatistas e olhou para um grande número de fotógrafos e equipes de televisão ao ser retirado dos escombros, de acordo com um fotógrafo da Reuters no local.
O autor do resgate, o policial nepalês L.B. Basnet, disse a repórteres que o garoto havia falado com ele em meio aos destroços e pediu água.
Diversos corpos também foram encontrados nos destroços do hotel nesta quinta-feira, apesar da chuva forte ter prejudicado os trabalhos de resgate.

     Paulinho Bolos(Novo Anunciante do Blog )
 Lindos Bolos para Festas de Aniversários e Casamentos!Ligue 9626-7598 ou 8801-2614

Renan diz que governo fica enfraquecido sem pronunciamento de Dilma


O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (30) que a decisão da presidenta Dilma Rousseff, de não fazer o tradicional pronunciamento em cadeia de rádio e TV no Dia do Trabalho, enfraquece o governo
“Essa coisa da presidenta da Republica não poder falar no dia 1°, porque não tem o que dizer, é uma coisa ridícula. Isso enfraquece muito o governo”, destacou.

Renan

Renan reuniu os jornalistas e disse que democracia no Brasil foi feita para ouvir a sociedade. “As panelas precisam se manifestar. Todos precisamos ouvir o que as panelas dizem. O que nós não podemos deixar de ter no Brasil é falta de iniciativa, é falta de ter o que dizer.”
O presidente do Senado propôs o que chamou de “pacto em defesa emprego”. Segundo ele, assim como há meta de inflação e de superávit fiscal, o país precisa de meta de emprego. “Poderíamos estimular aqueles setores que criam empregos além da média”, explicou.
De acordo com Renan Calheiros, o pacto seria provisório, “enquanto durasse a recessão e o país retomasse o crescimento”.
O senador acrescentou que, durante sessão temática sobre crise e desenvolvimento, na terça-feira (5), pretende discutir e detalhar os pontos do possível pacto. O debate deverá reunir, no plenário do Senado, parlamentares, economistas e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Segundo Renan, na lista de ideias para o pacto estão o estímulo a compras governamentais e o aumento de crédito da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES para empresas que preservarem empregos e criarem novas vagas de trabalho.
“Um outro estímulo, que poderia ser dado como consequência de política industrial aos setores que criarem novas ofertas, era mantê-los criteriosamente com desoneração da folha de pessoal. Qualquer proposta nessa direção será muito bem-vinda.”
Renan Calheiros esclareceu que a proposta de pacto envolveria Executivo e Legislativo, mas não descartou a participação do Judiciário. “O pacto seria dos poderes [Executivo e Legislativo]. Poderíamos incluir o outro poder [Judiciário], mas daríamos uma diretriz para o Brasil. Passaríamos a discutir uma agenda” .
O presidente do Congresso adiantou que, nas próximas semanas, devem entrar em votação no Senado a proposta de regulamentação dos diretos das domésticas e a que trata da arbitragem para desafogar a Justiça. Ele também deve se reunir com governadores, de modo a propor que eles façam pactos regionais em defesa do emprego.
Na segunda-feira (27), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, informou que a presidenta Dilma Rousseff não gravaria um pronunciamento à nação para ser exibido em cadeia nacional de rádio e televisão no Dia do Trabalho. Segundo Edinho Silva, a presidenta dialogará com os trabalhadores e com a sociedade brasileira pelas redes sociais. “É uma forma de valorizarmos outros meios de comunicação.”
Ontem (29), o ministro reiterou que, às vésperas do Dia do Trabalho, a presidenta avalia a melhor forma de se comunicar com a sociedade. De acordo com Edinho Silva, Dilma gravará hoje uma declaração para ser divulgada em diversas mídias da internet, como Facebook e Twitter. Na manhã de sexta-feira (1º), o vídeo e outras plataformas serão disponibilizados aos internautas.

Fátima e juventude do RN juntas pela reforma política


z

A senadora Fátima Bezerra (PT_RN) participou, nesta quinta-feira (30), da marcha da juventude rural em defesa da reforma política, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A marcha reuniu mais de 5 mil jovens , que vieram a Brasília para o  III Festival da Juventude Rural.

“É muito bom ver a juventude rural do meu estado e do Brasil mobilizadas nas ruas, lutando pela reforma politica, por mais cidadania, mais educação, mais políticas públicas e por mais qualidade de vida no campo”, disse Fátima.  O Rio Grande do Norte estava representado por mais de 40 jovens.

Senac oferece 926 vagas para cursos gratuitos em junho


Iniciativa beneficiará população de Natal, Parnamirim, Mossoró, Macaíba, Caicó e Assu.

Sistema Fecomércio, por meio do Senac, está com inscrições abertas, a partir da próxima segunda-feira (04), para 926 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes nos municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Macaíba, Caicó e Assu. Esta é uma iniciativa do Programa Senac de Gratuidade (PSG), cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de capacitação. As inscrições ocorrem entre os dias 04 e 07 de maio, exclusivamente pelo do site www.rn.senac.br/psg.
Para o mês de junho, são oferecidas 29 opções de cursos, nas áreas de Saúde e Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação. Entre as capacitações disponíveis, estão: Assistente Administrativo, Programador Web, Técnico em Segurança do Trabalho e Cabeleireiro.
A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, onde também será divulgado o resultado, no dia 08 de maio. Os processos seletivos para cursos inseridos no Programa são lançados mensalmente. Dessa forma, os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.
Os interessados devem possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais, por pessoa. Além disso, deverão preencher os requisitos de escolaridade e idade exigidos pelo curso escolhido, conforme apresentado no edital disponível no site.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e no www.rn.senac.br.
Conheça os cursos disponíveis:
Administrador de Redes, Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Assistente Administrativo, Técnico em Secretariado, Balconista de Farmácia, Bombeiro Civil, Cabeleireiro, Vendedor, Chefia e Liderança, Cuidador de Idoso, Depilador, Esp. Téc. Nível Médio em Enfermagem do Trabalho, Gestão de Compras e Estoque, Gestão de Pessoas, Higienista de Serviços de Saúde, Manicure e Pedicure, Manicure, Montador e Reparador de Computador, Negociação em Vendas, Operador de Computador, Programador de Sistemas, Programador Web, Qualidade em Prestação de Serviços, Recepcionista, Técnicas de Vendas para Garçom, Técnicas de Vendas para Guias de Turismo, Técnico em Logística e Técnico em Segurança no Trabalho.

Hoje (30) véspera de feriado em Santa Cruz Banda Grafith e Circuito Musical na Fama Casa Show


'PMDB não pode se transformar em coordenador de RH', diz Renan


Presidente do Senado disse que partido não pode indicar cargos no governo.
Ele criticou coalizão de governo e pediu fim do aparelhamento do Estado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou nesta quinta-feira (30) o fato de o vice-presidente da República, Michel Temer – que é o presidente nacional do PMDB –, ter passado a centralizar a distribuição de cargos no segundo escalão do governo Dilma. Para Renan, o PMDB não pode se transformar em um "coordenador de RH" do Palácio do Planalto, "distribuindo cargos e posições" no Executivo federal. O peemedebista disse ainda que não indicará ninguém para ocupar cargos na administração pública federal.
A relação entre o presidente do Senado e o Planalto se desgastou desde que Dilma nomeou, há duas semanas, o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) – aliado do atual presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – para o comando do Ministério do Turismo. Alves substituiu no cargo o engenheiro agrônomo Vinícius Lages, que era afilhado político de Renan Calheiros.
O PMDB não pode se transformar em um coordenador de RH distribuindo cargos e posições. [...] O PMDB não pode transformar a coordenação política, sua participação no governo, em uma articulação de RH para distribuir cargos e boquinhas"
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado
"O PMDB não pode se transformar em um coordenador de RH distribuindo cargos e posições. Isso seria, do ponto de vista do nosso partido, que é o maior partido do Brasil [...] um retrocesso que essa distribuição de cargo significa", ironizou Renan.
"Eu não quero é participar do Executivo. Eu não vou indicar cargo no Executivo porque esse papel hoje é incompatível com o Senado independente. E eu prefiro manter a coerência do Senado independente, não participando de forma nenhuma de indicação de cargos no Executivo", complementou.
Durante a entrevista coletiva, o senador do PMDB também disse ter "muita preocupação" com a qualidade da coalizão formada pelo governo Dilma Rousseff. "No Brasil, nós temos uma coalizão sem fundamento", enfatizou.
Renan afirmou que o PMDB não pode substituir o PT "naquilo que, conforme ele, "o PT tem de pior", que é o "aparelhamento do Estado". Para ele, o papel do PMDB no governo é dar fundamento "programático" à coalizão.
"O aparelhamento não pode ter dono, nós temos que acabar com o aparelho. Não precisamos apenas mudar de dono. O PMDB não pode transformar a coordenação política, sua participação no governo, em uma articulação de RH para distribuir cargos e boquinhas", disse.
"Não se trata de saber quem é o dono da coalizão, trata-se de acabar com o aparelho. Não adianta mudar o dono do aparelho. O pior que o PMDB pode fazer é repetir o PT naquilo que o PT tem de pior, que é o aparelhamento do Estado", acrescentou.

Dia do Trabalho

Renan Calheiros também classificou nesta quinta-feira de "uma coisa ridícula" a presidente da República não poder fazer pronunciamento em cadeia de rádio e TV nesta sexta (1º), no feriado do Dia do Trabalho, por, segundo ele, não ter "o que dizer" aos trabalhadores. O peemedebista anunciou que irá propor ao governo federal um pacto para a criação e manutenção do emprego no país.
Nesta quarta (29), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou que, em vez de fazer o tradicional pronunciamento do dia 1º de maio, a presidente divulgará vídeos nas redes sociais como forma de se manifestar sobre o Dia do Trabalho.
"O governo não tem agenda, não tem iniciativa, há um vazio evidente que fragiliza o governo. [...] Essa coisa da presidente da República não poder falar no dia 1º porque não tem o que dizer é uma coisa ridícula. Isso enfraquece o governo", afirmou Renan.
Essa coisa da presidente da República não poder falar no dia 1º porque não tem o que dizer é uma coisa ridícula. Isso enfraquece o governo"
Renan Calheiros, ao criticar o fato de a presidente Dilma Rousseff não fazer pronunciamento em cadeia de rádio e TV no Dia do Trabalho
Esta será a primeira vez, desde que assumiu o comando do país, em 2011, que Dilma não fará um pronunciamento em cadeia de rádio e TV no feriado do trabalhador. No entanto, o titular da Comunicação Social negou que o motivo da decisão seja evitar um panelaço de protesto contra o governo, como o do último dia 8 de março, quando Dilma se manifestou sobre o Dia Internacional da Mulher.
Em rota de colisão com o Planalto, Renan disse que, apesar do risco de a presidente voltar a ser alvo de um novo panelaço, ela deveria se pronunciar. Na visão dele, "panelas precisam se manifestar na democracia".
"Não há nada pior do que a paralisia, do que a falta de iniciativa, do que o vazio. Nós fizemos a democracia no Brasil para deixar as panelas falarem, as panelas precisam se manifestar. Nós precisamos, todos, ouvir o que as panelas dizem. O nós não podemos deixar acontecer no Brasil é falta de iniciativa, falta do que dizer. Certamente, a presidente Dilma não vai falar no dia 1º de maio porque não tem o que dizer", disse Renan.
Ao conceder uma entrevista coletiva no Planalto ao lado de representantes de centrais sindicais, o ministro da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, comentou as declarações do presidente do Senado. Segundo Rossetto, não é verdade que Dilma não irá se manifestar no Dia do Trabalho.
"A presidenta vai se manifestar, sim, em relação ao 1º de maio. Ela vai falar aos trabalhadores do nosso país, sim, através das redes sociais, que são um conjunto importante que ela está utilizando e vai utilizar durante todo o dia", enfatizou.
"Ela tem falado e vai falar aos trabalhadores, homenageando o primeiro de maio, aqueles que trabalham, produzem a riqueza do país, homenageando o conjunto das conquistas históricas, renovando seu compromisso com os trabalhadores", complementou.
O titular da Secretaria-Geral também negou que a razão de a presidente ter optado por não fazer o pronunciamento seja o receio de ser alvo de um novo panelaço. "Claro que não [teme o panelaço]. O governo faz, se manifesta e se pronuncia, tem iniciativas positivas, seguramente. O governo respeita a democracia, as manifestações, preserva e estimula o processo permanente de diálogo", argumentou Rossetto.

Pacto pelo emprego

Ao explicar sua proposta de um pacto pela defesa do emprego, Renan Calheiros disse que é preciso que o governo federal tenha uma "meta" para a criação de empregos, a exemplo das metas de inflação e de superávit fiscal. Ele ressaltou ainda que o pacto seria temporário e duraria somente enquanto o país enfrenta a crise econômica.
Entre as propostas defendidas pelo presidente do Senado estão o estímulo a compras governamentais; o estímulo do aumento de crédito pela Caixa, pelo Banco do Brasil e pelo BNDES para empresas que preservarem e criarem novos empregos; e manter "criteriosamente" a desoneração da folha de pagamento.
"Qualquer proposta nessa direção, que possa entrar no pacto da defesa do emprego, será muito bem recebido", disse Renan, ao ressalta que levará as ideias ao Palácio do Planalto no próximo mês, após discutir as propostas com setores da economia e senadores.
"Tudo o que colaborar na geração do emprego, na oferta de vagas, terá que ser discutido no pacto, absolutamente tudo, venha de onde vier. Agora, nós íamos, em torno de um pacto que seria construído, juntar o governo, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, ter uma diretriz, preencher o vazio, estabelecer uma iniciativa para que a presidente tenha o que comunicar no Dia do Trabalhador", ressaltou.
Ao ser questionado sobre como implementar o pacto diante de um "mal-estar" criado entre o Congresso Nacional e a presidente Dilma Rousseff, o peemedebista afirmou que não existe mal-estar, mas que "pode haver diferenças" entre o parlamento e o Palácio do Planalto.
"E é natural que na democracia nós tenhamos diferenças. Mas esse pacto servirá até para juntar todos em torno de uma saída para o Brasil", explicou.
"Quando a recessão acabar, quando a economia melhorar, estará desfeito o pacto. Mas até lá, da mesma forma que nós protegeremos meta de inflação, meta de superávit, protegeremos o emprego", concluiu o presidente do Senado.
A expectativa é de que Renan faça um pronunciamento em plenário no dia 5 de maio para explicar e elencar as ideias que comporão o pacto pelo emprego. Em seguida, explicou o senador, as ideias devem ser levadas à presidente Dilma.

 Sua viajem com rapidez e segurança,ligou,chegou.

Brasil quer imunizar 49 milhões contra a gripe; vacinação inicia dia 4


Ministério da Saúde vai distribuir 54 milhões de doses este ano.
Campanha nacional de vacinação segue até 22 de maio em todo o país.


Vacinação contra a gripe em Nova Odessa (Foto: Osnei Réstio/Prefeitura de Nova Odessa)Vacinação contra a gripe começa no país no próximo dia 4
 
saiba mais
 
Começa na próxima segunda-feira (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários”. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 487 milhões na ação, que segue até 22 de maio.
Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.
A meta deste ano é imunizar 49 milhões de pessoas. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo ministério.
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.
Há gente que diz ter tomado a vacina e ficado com a gripe. A vacinação é extremamente segura"
Arthur Chioro, ministro da Saúde
Em 2015 não houve a inclusão de um novo grupo prioritário. No entanto, Carla Domingues, coordenadora do programa nacional de imunização, disse que é preciso fortalecer a participação das gestantes, que têm maior risco de complicação caso contraiam a gripe.

“Ao vacinar [uma grávida], ocorre a imunização passiva do bebê, que passa a ser protegido até os seis meses de idade, período quando a criança receberá a dose”, explica.
De acordo com o governo, 1.794 pessoas foram internadas no ano passado em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).

Atraso na entrega

De acordo com os técnicos do ministério, todas as 54 milhões de doses serão distribuídas pelo Brasil. Eles alegam que, devido ao processo de logística, podem haver pontuais atrasos na entrega das vacinas. "Não é possível distribuir as doses ao mesmo tempo. Temos que pedir transporte, liberação alfandegária (...) o que pode acontecer é faltar em um dia, mas no outro haverá reposição. É uma questão de acomodação do processo", disse Carla.
O ministro Arthur Chioro complementou o assunto alegando que "não faltará vacina" para o público. Além disso, ele comentou sobre o que considera boato o fato de quem tomar a vacina vai desenvolver a gripe.
“A vacinação é extremamente segura. A enfermidade mais comum entre nós é o resfriado, produzido por outros vírus que não causam a gripe. É possível que você fique resfriado, mas a proteção contra as três cepas do vírus será garantida efetivamente com a vacina. A proteção é coletiva, porque a circulação dos vírus fica atenuada”, explica.
De acordo com o ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
  •  
gripe infográfico (Foto: G1)

Mãe de bebê resgatado após 22 horas no Nepal diz que ouvia seu choro


Criança de 5 meses sobreviveu com apenas um arranhão no rosto.
Ele ficou preso em escombros após forte terremoto no sábado (25).

Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP)Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP)
A mãe do bebê de apenas 5 meses que ficou mais de 22 horas soterrado em escombros após o forte terremoto que atingiu o Nepal no fim de semana disse que conseguia ouvir a criança chorando durante o período em que ela ficou presa nos destroços.
“Eu conseguia ouvi-lo chorando nas ruínas de nossa casa”, contou Rasmila Awal, mãe de Sonit Awal ao jornal “Daily Mail”.
O menino foi resgatado por soldados nepaleses com seu rosto e corpo cobertos de poeira. Ele estava em casa em Muldhoka, a leste da capital Katmandu, no sábado (25) quando o terremoto de magnitude 7,8 aconteceu.  Um armário que caiu sobre ele, deixando um espaço e protegendo-o, foi o que o salvou da morte.
Sonit dormia em seu berço na parte de cima da casa quando as paredes do imóvel de quatro andares começaram a rachar e cair sobre ele. Seus pais e sua irmã mais velha, de 10 anos, estavam do lado de fora, e tentaram desesperadamente tirar o menino dos escombros.
Durante as horas de procura, familiares e amigos usaram as próprias mãos para retirar os escombros e tentar achar o menino. Sem equipamentos, entretanto, o trabalho era quase impossível.
Rasmila falou sobre a “alegria incontrolável” que ela sentiu quando a equipe de resgate finalmente chegou e conseguiu tirar Sonit dos escombros, com apenas um arranhão em seu rosto.
“Estou muito feliz de ter meu bebê de volta. Estou muito feliz que ele está vivo.”
“Deus me deu meu filho de volta, quero que ele tenha uma vida boa e seja bom com os outros”, afirmou.

Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP) 
Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP)
 
Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP)Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP)

Duque e Vaccari viram réus em nova ação penal por lavagem de dinheiro


Juiz Sérgio Moro aceitou denúncia do MP, que aponta lavagem de R$ 2,3 mi.
Executivo Augusto Mendonça Neto, do grupo Setal, também virou réu.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato em primeira instância, aceitou nesta quinta-feira (30) uma nova denúnica contra o tesoureiro afastado do PT, João Vaccari Neto e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.
Além deles, o executivo do grupo Setal Augusto Mendonça Neto também virou réu nesta ação penal. Duque e Vaccari estão presos, enquanto Mendonça Neto está em liberdade. Ele firmou acordo de delação premiada com a Justiça, que baseou esta nova ação penal.

Na nova denúncia, apresentada na última segunda-feira (27) pelo Ministério Público Federal (MPF), Duque, Vaccari e Mendonça Neto são acusados por 24 atos de lavagem de dinheiro, que totalizam R$ 2,3 milhões.
Segundo os procuradores, essa quantia seria decorrente de parte da propina paga pelo grupo Setal a Duque, para fraudar licitações da Petrobras. Conforme a denúncia, na tentativa de dar a aparência de legalidade à movimentação, as empresas do grupo Setal assinaram, a pedido de Vaccari, dois contratos falsos com a Editora Gráfica Atitude, localizada em São Paulo. Ainda de acordo com o MPF, a gráfica tem por sócios "sindicatos historicamente vinculados ao Partido dos Trabalhadores".
Defesas constestam
Quando a denúncia foi apresentada, na última segunda, a defesa de Vaccari divulgou nota em que declarou que não há provas contra ele. "Nenhuma prova foi apresentada quanto à participação do Sr. Vaccari, que nega, veementemente, ter orientado o delator Augusto Mendonça a fazer qualquer depósito, a qualquer título, na conta dessa Editora Gráfica Atitude".
A defesa de Renato Duque informou que a acusação do Ministério Público "é uma fantasia lastreada unicamente em falsas acusaçoes do delator Augusto Mendonça". O advogado Alexandre Lopes, que representa Duque, disse ainda que a defesa "demonstrará com tranquilidade a improcedência da denúncia".
Até a última atualização desta reportagem, o G1 não tinha conseguido contato com a defesa de Augusto Mendonça Neto.
Primeira denúncia
Em sua decisão, Moro afirma que a denúncia aceita nesta quinta é complementar a que Vaccari, Duque e Mendonça Neto já respondem na Operação Lava Jato, por corrupção e lavagem de dinheiro.
Na primeira denúncia apresentada contra os três e mais 25 pessoas, o MPF afirmou que Vaccari participava de reuniões com Duque para tratar de pagamentos de propina, que era realizadas por meio de doações oficiais ao PT. Dessa maneira, os valores chegavam como doação lícita, mas eram oriundas dos desvios da Petrobras. Conforme os procuradores da Repúblic, foram feitas 24 doações em 18 meses, no valor de R$ 4,260 milhões.

Dilma defende 'diferenciação' entre atividade-meio e atividade-fim

 

Presidente falou sobre projeto da terceirização em reunião com sindicalistas.
Projeto em tramitação no Congresso permite terceirizar todas as atividades.

 



A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira (30) durante encontro com representantes de centrais sindicais em Brasília a "diferenciação" entre atividade-fim e atividades-meio ao comentar o projeto que regulamenta a terceirização nas empresas em tramitação no Congresso.
O projeto aprovado pela Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado autoriza a contratação de trabalhadores terceirizados para atuar na atividade-fim (atividade principal) da empresa. Atualmente, uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) permite a contratação de terceirizados somente para as atividades-meio (como serviços de limpeza e segurança, por exemplo).
“A regulamentação do trabalho terceirizado, ela precisa manter, do nosso ponto de vista, a diferenciação entre atividades-fim e  atividades-meio nos mais diversos ramos da atividade econômica. Para nós, isso é necessário para assegurar que o trabalhador tenha a garantia dos direitos conquistados nas negociações salariais e também por uma razão ligada à nossa Previdência, para proteger a Previdência Social da perda de recursos, garantindo sua sustentabilidade”, afirmou Dilma em fala dirigida aos representantes das centrais sindicais.
A regulamentação do trabalho terceirizado, ela precisa manter, do nosso ponto de vista, a diferenciação entre atividades-fim e  atividades-meio nos mais diversos ramos da atividade econômica. Para nós, isso é necessário para assegurar que o trabalhador tenha a garantia dos direitos conquistados nas negociações salariais e também por uma razão ligada à nossa Previdência, para proteger a Previdência Social da perda de recursos, garantindo sua sustentabilidade."
Presidente Dilma Rousseff
Segundo a presidente, a regulamentação também é necessária para impedir "uma desorganização das relações de trabalho, com incentivo à chamada 'pejotização', que precariza, na prática, as atividades e relações de trabalho".
Nesta quarta-feira (29), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cobrou a presidente Dilma Rousseff para que ela manifeste "claramente" o que pensa sobre o projeto da terceirização. O ministro da Comunicação Social disse que "ninguém tem dúvida" da posição da presidente.
Embora na fala aos sindicalistas tenha se manifestado a favor da diferenciação entre atividade-meio e atividade-fim, Dilma não afirmou explicitamente que é contra a atividade-fim.
Indagado durante entrevista se, ao defender a diferenciação, a presidente estava se manifestando contra a terceirização da atividade-fim, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rossetto, disse que Dilma demonstra "grande preocupação" com a generalização da terceirização para todas as atividades.
"É contra a generalização do instrumento de terceirização. A presidente foi muito clara. Ela entende que é positiva a regulamentaçao das atividades terceirizadas hoje, demonstra sua contrariedade e grande preocupação com a generalização para todas as relações de trabalho desse instrumento, por conta de possiveis perdas de direitos, desorganização de trabalhadores, dos contratos coletivos, da organização sindical. Entende que isso não é positivo para o país", afirmou Miguel Rossetto.
Centrais
Após o encontro com a presidente e centrais sindicais, o presidente da CUT, Vagner Freitas, que falou em nome dos sindicalistas, afirmou que as entidades “topam” a regulamentação dos contratos terceirizados no país, desde que sem retirada de direitos dos trabalhadores e que a medida não se pareça com uma “reforma trabalhista às avessas”.
Segundo Freitas, as centrais sindicais defendem que não haja a “absurda” terceirização das atividades-fim das empresas. Na opinião do presidente da CUT, isso resultará em demissões e salários pela metade.
“Solicitamos à presidente que [...] retire das nossas vidas esta absurda proposta de poder terceirizar atividade-fim. Se terceirizar, os trabalhadores brasileiros por contratação direta serão demitidos, o patrão vai contratar empresa terceirizada e fazer o pagamento do salário pela metade. Não se pode terceirizar atividade-fim”, afirmou.
Para a Força Sindical, uma das principais centrais, a terceirização da atividade-fim não é o pronto principal do projeto aprovado na Câmara, segundo afirmou o secretário-geral da entidade, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Ele afirmou que a terceirização é importante para regulamentar a situação de 12 milhões de trabalhadores no país e que o texto em tramitação no Congresso contempla os quatro pontos que a central considera fundamentais: o terceirizado ser representado pelo sindicato da categoria à qual pertence; o terceirizado poder acionar na Justiça tanto a contratado quanto a contratante; a responsabildade da empresa contratante de fiscalizar a terceirizada; e a contratante poder ser responsabilizada em relação a recolhimento de tributos trabalhistas.
Participaram da reunião com a presidente representantes de CUT, Força Sindical, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central Sindical (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

 
Ajuste fiscal
Dilma também voltou a defender as medidas de ajuste fiscal que o governo tem adotado desde o início do ano para reduzir gastos e reequilibrar as contas públicas.
Entre as propostas do governo, estão duas medidas provisórias que alteram o acesso da população a benefícios trabalhistas como seguro-desemprego, pensão por morte e abono salarial, que ainda não foram votadas no Congresso.

Em uma fala que durou cerca de 20 minutos no Palácio do Planalto, a presidente citou o Dia do Trabalho, comemorado nesta sexta (1º), e disse que a data é para 'celebrar e avançar em conquistas'. Segundo a presidente, o ajuste é necessário em razão da crise internacional e “fatores de ordem interna”.
“Quanto aos [fatores] de ordem interna, nós tivemos, sistematicamente, anos contínuos de seca. Enquanto era seca no Nordeste, e isso era mais ou menos esperado, havia seca também de forma muito intensa nos estados do Sudeste do Brasil. Aí, então, tomamos um conjunto de medidas e fizemos esse ajuste, porque nós queremos reduzir a inflação e queremos fazer o Brasil voltar a crescer em bases sólidas”, disse a presidente.
Ao longo dos últimos meses, Dilma tem defendido as medidas de ajuste fiscal do governo em discursos nos eventos dos quais participa. Nesta semana, por exemplo, ao participar da inauguração de uma fábrica de automóveis em Goiana (PE), Dilma afirmou que o ajuste é “conjuntural e necessário” para a retomada do crescimento.
No encontro desta quinta com as centrais, Dilma ressaltou que parte das medidas está em análise no Congresso Nacional. Após dizer que elas são "essenciais" para o Brasil recuperar o crescimento econômico, a presidente destacou que o governo tem mantido "os direitos históricos" dos trabalhadores.
"É importante afirmar que nós mantivemos os direitos trabalhistas, mantivemos os direitos previdenciários e mantivemos nossas políticas sociais. O que nós propusemos ao Congresso Nacional foram correções nas políticas de seguridade social para evitar distorções e excessos, não para tirar direitos dos trabalhadores", afirmou.

Dia do Trabalho

Pela primeira vez desde que assumiu a Presidência da República, em 2011, a presidente não se pronunciará na cadeia nacional de rádio e TV no 1º de maio. Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, Dilma usará vídeos nas redes sociais para falar sobre o Dia do Trabalho.
Sem falar sobre a questão do pronunciamento, a presidente afirmou que a data tem sido usada para “avaliar, celebrar e avançar em conquistas”. Às centrais sindicais, ela falou em “conquistas” dos trabalhadores nos primeiros meses do novo governo.
“O 1º de Maio tem sido uma data para avaliar, celebrar e avançar em conquistas, Estou aqui para falar para vocês sobre alguns encaminhamentos que fizemos neste início de governo”, disse.
Dilma citou o envio das medidas provisórias ao Congresso Nacional que tratam do reajuste do salário mínimo até 2019 e da correção da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física. Segundo a presidente, o governo “respeita” as reivindicações das centrais.

Manifestações

Sem citar diretamente os casos de violência registrados durante as manifestações de professores em Curitiba (PR), a presidente afirmou que protestos no país são legítimos e citou “recentes acontecimentos bastante graves no que se refere à questão dos trabalhadores que reivindicam”.
Ela disse ainda que o país tem que incentivar o "diálogo" e ao mesmo tempo, segundo ela, manifestar "repúdio à violência".
 
Fórum de debates

Durante o encontro com as centrais, a presidente anunciou a criação do "Fórum de debates sobre políticas de emprego, trabalho, renda e previdência", por meio de decreto. Dilma afirmou que vão compor este grupo integrantes do governo, das centrais sindicais, de empresários e pensionistas.
Segundo ela, o objetivo é discutir o sistema previdenciário, regras de acesso aos benefícios, redução da rotatividade, formalização das relações de trabalho e definição de instrumentos para que os objetivos sejam atingidos.
Ao encerrar sua fala, Dilma afirmou que em 2016 governo e trabalhadores terão “novas conquistas para celebrar”. A presidente disse ter expectativa que essas conquistas sejam resultado das negociações no fórum de debates. “Vocês podem contar com esta presidenta, porque vamos estar ao lado do interesse dos trabalhadores e trabalhadores”, concluiu.

Prazo para declarar o IR 2015 termina à meia-noite; evite multa


Contribuinte pode enviar documento incompleto e retificar depois.
Multa mínima é de R$ 165,74, mas pode atingir 20% do imposto devido.

Faltam poucas horas para o fim do prazo de declaração do Imposto de Renda: o contribuinte que ainda não enviou o documento tem até as 23h59 desta quinta-feira (30) para fazê-lo sem receber multa. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.
Até as 17h de quarta-feira (29), a Receita ainda esperava receber cerca de 4,2 milhões de declarações. Com o excesso de contribuintes enviando a declaração num período curto, o sistema
da Receita pode enfrentar instabilidade, como ocorreu em anos anteriores, e exigir paciência.

Incompleta

Mesmo aqueles que não conseguiram reunir todas as informações para o preenchimento ou tem dúvida sobre algum valor devem enviar a declaração incompleta para evitar a multa. Os especialistas recomendam que os contribuintes mandem a declaração do jeito que conseguir. Isso porque, mesmo fora do prazo, existe a opção de fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina da Receita.

Dessa forma, o contribuinte evita a multa e pode então se dedicar a recolher as informações que faltaram para fazer "com mais cuidado" a declaração retificadora. É preciso estar atento, no entanto, ao modelo da declaração: depois do fim do prazo, não é possível alterar o modelo da declaração original (simples ou completa).
Vale lembrar que a declaração retificadora também é válida em caso de problemas ou erros na declaração já entregue pelo contribuinte. O prazo para retificar a declaração é de 5 anos, mas a recomendação é que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na malha fina.
O contribuinte deve ter o número do recibo de entrega da declaração anterior para fazer a retificadora, que deve ser entregue no mesmo modelo (completo ou simplificado) adotado na declaração original. Somente se a entrega da retificadora for antes de 30 de abril será possível alterar o modelo.

Quem precisa declarar

Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano).
Também devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.
"Também deve declarar quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros, assim como quem auferiu ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita", lembra Aristeu Tolentino, especialista em IR da Prolink Contábil.


Travessa Severino Bezerra,38 Paraiso,Santa Cruz RN

PRF inicia operação para o feriadão do Dia do Trabalho no RN


Fiscalização será reforçada desta quinta-feira (30) até segunda-feira (4).
Dia do Trabalho será comemorado nesta sexta-feira (1) em todo o país.

 

Fiscalização tem como objetivo principal coibir os comportamentos de risco durante a viagem (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal do RN) 
Fiscalização tem como objetivo principal coibir comportamentos de risco durante a viagem
(Foto: Divulgação/PRF do RN)

A Polícia Rodoviária Federal inicia à 0h desta quinta-feira (30) a operação do feriadão do Dia do Trabalho nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. A operação se estende até 0h de segunda-feira (4).

Os policiais rodoviários federais reforçarão o policiamento e a fiscalização nas principais rodovias federais do estado com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito, bem como aumentar a percepção de segurança de quem vai viajar no final de semana prolongado.

De acordo com a PRF, a fiscalização tem como objetivo principal coibir os comportamentos de risco durante a viagem como ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, direção de veículo sob efeito de álcool e a falta de uso do cinto de segurança.

A PRF também estará atenta a circulação dos veículos de duas rodas e alerta aos motociclistas para que, além das condutas citadas, sempre utilizem o capacete.

Restrição de tráfego
Para aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, o tráfego de caminhões bitrens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas sofrerá restrição durante o feriadão. Nos dias e horários de maior movimento esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e ainda que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET).

O motorista que não atender a determinação será multado. A infração é média, gera multa de
R$ 85,13 e quatro pontos na CNH. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o
veículo estacionado até o final do horário de restrição.

Dicas de segurança
• Faça uma revisão atenta no veículo antes de viajar. Verifique principalmente pneus
(inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e
sinalização;
• Planeje a viagem: procure viajar em horários de menor fluxo e realize paradas em locais
adequados para alimentação, abastecimento e descanso;
• Mantenha a atenção na rodovia;
• Respeite a sinalização e os limites de velocidade;
• Ao dirigir sob chuva:
• Reduza a velocidade e redobre a atenção. No período chuvoso aumenta o índice
de acidentes e de mortes no trânsito;
• Para se tornar mais visível para os demais condutores, mantenha sempre os
faróis acesos;
• Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os
outros motoristas e causar um acidente;
• Se a chuva for muito forte, não insista! Procure um lugar seguro para estacionar
e nunca pare no acostamento;
• Aumente a distância do veículo à frente.

Agripino sobre relatório do FMI: “Pior é que com esse governo infelizmente nada vai mudar”


unnamed
Foto: Mariana Di Pietro
O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que o baixo crescimento econômico do Brasil, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em nada mudará durante o governo Dilma Rousseff. Segundo o documento, o país enfrenta a maior desaceleração econômica em mais de duas décadas e a previsão é de queda de 1% na economia brasileira no ano de 2015. O texto afirma ainda que o cenário nacional atual é marcado pelo baixo investimento do setor privado e pela queda da confiança do consumidor.
“Inflação superior a 8%, desemprego e taxa de juros crescentes e as notícias que o FMI divulga de que a economia do Brasil está tendo a maior desaceleração dos últimos 20 anos, junto com os escândalos de corrupção que rodeiam o governo, são a razão do grito das ruas. E o pior é que com esse governo infelizmente nada vai mudar”, afirmou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.
De acordo com o relatório do FMI, o aperto da política fiscal do governo e o aumento dos juros também contribuem para a fraqueza da economia no curto prazo. Para o Fundo, o investimento no país é afetado por problemas de competitividade, além de piores termos de troca (a relação entre preços de exportação e de importação) e de uma incerteza elevada, devido ao impacto da investigação da Petrobras e ao efeito da seca prolongada sobre a oferta de energia.

Ministro Henrique Alves debate agenda prioritária para o Rio Grande do Norte no Congresso


unnamed (1)

O ministro do Turismo, Henrique Alves, participou nesta quarta-feira na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, de um evento da Fecomércio-RN que reuniu empresários e parlamentares da bancada federal potiguar para debater o acompanhamento dos principais assuntos de interesse do setor no Congresso Nacional.
Alves frisou a importância da parceria entre turismo e comércio, especialmente num momento de desafios na economia nacional. “O turismo traz o turista para comprar, e o comércio é fonte de atração. O turismo é certamente um dos vetores do país que mais rapidamente geram emprego e renda. Atende a todos os segmentos sociais”, observou.
O ministro defendeu o reforço da divulgação de atrativos do país para aumentar a chegada de visitantes internacionais ao país, especialmente com a proximidade da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação, entre outros, do vice-presidente da CNC, Gil Siuffo, dos senadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino e da deputada Fátima Bezerra.

Governador cria nova comissão para avaliar aprovados do Concurso da PM


unnamed (4)
Foto: Rayane Mainara
A comissão dos aprovados do Concurso da Polícia Militar insatisfeitos com a reprovação dos 489 concursados no psicoteste tiveram uma boa notícia do Governo esta manhã: o Governador Robinson Faria anunciou, em audiência com eles, que serão anulados os psicotestes que reprovaram os concursados e será nomeada uma nova Comissão de Saúde que vai avaliar todos os recursos que questionavam a legalidade esses testes, não previstos no Edital do Concurso de 2005.
A audiência contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira e os deputados estaduais, Fernando Mineiro, Márcia Maia, Disson Lisboa, Getúlio Rego e Albert Dickson.
O impasse girou em torno do fato de que dos 824 concursados, 489 foram reprovados por conta do psicoteste. Entretanto, esse tipo de exame não estava previsto no Edital, no qual só constava o teste psiquiátrico. Com a nova Comissão Técnica de Saúde, que contará com novos membros escoltados do Sistema Estadual de Saúde e o deputado Albert Dickson que é da Comissão de Saúde da ALRN os concursados terão uma nova chance de serem avaliados e, caso a caso, terem a possibilidade de aprovação no tão esperado concurso.

HENRIQUE LEVOU PARA A VIDA O DISCURSO DE CAMPANHA


x
O ministro Henrique Eduardo Alves, político com experiência de sobra, não tem demonstrado qualquer resquício de ressentimento em relação ao governador Robinson Faria e o vice-governador Fábio Dantas. Durante os encontros formais e informais Henrique tem sido mais do que afável aos governantes do RN.
Henrique levou para a vida o discurso de campanha. Sai ganhando o Rio Grande do Norte.

 Rua:Camilo José da Rocha 15c,Centro Santa Cruz RN

Bandidos armados assaltam casa lotérica de Tangará na manhã desta quinta feira (30)


lotericaSAM_4094tangará

A Casa lotérica da cidade de Tangará é alvo de assaltantes na manhã desta quinta feira (30).
Segundo informações, hoje por volta de 09:00 horas da manhã, dois homem armados chegaram em uma motocicleta sem levantar suspeitas, logo após anunciaram o assalto, levando uma quantia em dinheiro ainda não informada. Elementos em outro veículo davam cobertura a dupla no momento do assalto.
As câmeras de segurança da lotérica registraram o momento da ação dos bandidos, em posse da polícia o vídeo, os mesmos identificaram um dos elementos do assalto, sendo, um Menor de idade, daqui de Tangará. O menor identificado é suspeito de outros oito assaltos, a maioria filmado por câmeras de segurança e sendo apreendido em flagrante no último assalto e passando apenas 45 días no Centro Educacional (Ceduc).
A viatura de Serra Caiada, encontrou com os assaltantes na motocicleta na chegada da cidade na BR-226, ouve perseguição, onde os mesmos entraram em uma rua estreita, quando a viatura faltou freio e veio a bater em um imóvel (foto abaixo) na cidade de Serra Caiada, não sendo mais possível a perseguição desta viatura a dupla.
Policiais de toda região estão em diligências na tentativa de prender os assaltantes, para a polícia
 a prisão dos elementos é questão de tempo, já que se tem a identificação de um deles.




serra caiada

Prefeitura de Santa Cruz realiza Torneio do Trabalhador nesta sexta (1º) no Iberezão


Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza nesta sexta-feira (1º) o primeiro “Torneio do Trabalhador” de futebol de campo. A competição será realizada no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão), a partir das 7h30. Até esta quarta-feira (29) mais de 10 equipes já tinham sido inscritas.
O torneio terá confrontos de mata-mata e com duração de 20 minutos cada partida (dois tempos de 10 minutos). As equipes que forem vencendo os jogos avançam de fase e as derrotadas são eliminadas, até ficar apenas duas que irão decidir o titulo. A premiação terá troféus, além do sorteio de alguns brindes entre as equipes.
Quem desejar assistir aos jogos não pagar nada, a entrada no Estádio Iberezão será gratuita.

ESTADIO-IBEREZAO
Foto: André Fotos

quarta-feira, 29 de abril de 2015

América e ABC empatam na Arena das Dunas e decisão segue aberta


Com o resultado, nenhuma das duas equipes conseguiu abrir vantagem para o jogo de volta. 

Protagonista do jogo, Max fez o gol americano, mas perdeu um pênalti e complicou a partida alvirrubra. 
América e ABC empataram em 1 a 1 na noite de hoje (29), em jogo válido pela primeira partida da final do Campeonato Potiguar 2015. Aos vinte e seis minutos, Max marcou para o alvirrubro e colocou o time da casa na frente. Mas, aos trinta e nove do segundo tempo, foi à vez do alvinegro empatar com Reginaldo. O primeiro jogo da decisão foi recheado de emoções, na etapa inicial o América foi superior e abriu o placar com Max, que ainda perdeu um pênalti aos quarenta e oito minutos. No entanto, ainda no primeiro tempo, o jogador alvirrubro Maguinho foi expulso, com isso, o time da casa ficou com um a menos até o fim da partida.
Com um jogador a mais, o ABC cresceu na etapa complementar. Mais atuante no segundo tempo, o alvinegro foi premiado no final da partida com o gol do lateral direito Reginaldo.

JOGO-h2

Com o empate, a decisão pelo título do Campeonato Potiguar segue aberta. O jogo final do torneio acontece no próximo sábado (2), às 16h, no estádio Frasqueirão.
O jogo
A primeira etapa de partida foi recheada de emoções na Arena das Dunas. Logo aos sete minutos, o ABC chegou com perigo. A defesa americana saiu errado, Erivelton roubou a bola e chutou no canto direito de Bussato, que se esticou todo para defender.
Aos onze minutos, foi à vez do time da casa responder. Álvaro cruzou na área, e Max apareceu sozinho para cabecear para fora. Oito minutos depois, o homem de pedra perde mais uma chance. O camisa 9 do América recebeu um lançamento, ficou sozinho com Saulo, e chutou para a defesa do arqueiro alvinegro.

JOG-h3

Apesar de ter perdido duas boas chances de marcar, o camisa 9 do América não desperdiçou a terceira. Aos vinte e seis minutos, Max ficou novamente cara a cara com Saulo. Mas, desta vez o homem de pedra conseguiu balançar a rede adversária e abrir o placar na Arena das Dunas. América 1 x 0 ABC.
Aos quarenta e seis minutos, Cascata recebeu a bola dentro da área, e de primeira chutou a bola, que explodiu na trave esquerda do goleiro alvinegro.

JOGO-H

Saulo defende pênalti e salva o ABC

Já no final do primeiro tempo, o goleiro Saulo venceu mais uma vez o duelo contra o atacante americano. Álvaro invadiu a área do ABC e foi derrubado pela defesa. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Max chutou nas mãos do goleiro alvinegro e perdeu a chance de ampliar o placar.
Na segunda etapa, o ABC começou melhor. Logo aos cinco minutos, Kayke acertou o pé em uma boa cobrança de falta, mas Bussato apareceu para defender a bola. Um minuto depois, Fábio Bahia chutou de longe por cima do gol americano.

JOGO-H4

Após os lances iniciais do ABC, o jogo continuou movimentado, porém com poucas chances de perigo. Só aos vinte e sete minutos que o América teve uma boa oportunidade. Adriano Pardal recebeu bom passe, invadiu a área, passou por dois zagueiros, mas acabou chutando a bola nas mãos do goleiro Saulo.
Empate alvinegro
O jogo já se encaminhava para uma vitória americana. Mas, aos trinta e nove minutos, o ABC empatou a partida. Wellington Bruno tocou, Bruno Luiz fez a proteção, e a bola sobrou para Reginaldo, que soltou a bomba para empatar e dar números finais a partida. América 1 x 1 ABC.

Bebê de 4 meses ficou soterrado por três dias,foi resgatado e sobreviveu ao terremoto no Nepal


Um recém-nascido de quatro meses foi encontrado nos escombros do terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu o Nepal no último sábado (25). A criança sobreviveu por três dias sozinha e foi resgatada ontem (28).

bebe

O bebê foi encontrado nos escombros de sua casa, que desabou na cidade de Bhaktapur, uma dos locais históricos próximos ao vale de Katmandu. O recém-nascido foi enviado a um hospital com diversos ferimentos, mas está fora de perigo. Além da criança, um jovem de 27 anos, Risk Khanal, também foi resgatado depois de 82 horas soterrado em Gongabu.
Mais de 10 equipes de socorristas estrangeiros chegaram a Katmandu para auxiliar os militares nepaleses nas buscas por sobreviventes do terremoto, que já deixou mais de cinco mil mortos. Há especialistas da Índia, Sri Lanka, China, Turquia, Holanda, Polônia, Alemanha, Israel, Malásia e Japão atuando em Katmandu. Uma equipe britânica também está em Sindhupalchok. Apesar disso, cerca de 200 pessoas protestaram hoje na capital do país contra o atraso na distribuição de itens humanitários.
Os manifestantes fecharam vias e acusaram o governo de não agir de maneira suficiente. Houve confrontos com a polícia, que prendeu alguns manifestantes. O tremor de terra, que foi o maior na região nos últimos 80 anos e chegou a ser sentido na Índia, Paquistão e Bangladesh, provocou avalanches no Monte Everest com ao menos 18 mortos. Devido a isso, pelo segundo ano consecutivo, foram canceladas as expedições para a melhor época de escaladas, de 10 a 12 de maio.
De acordo com as agências que organizam as escaladas, todos os guias e alpinistas já deixaram o local. No ano passado, as expedições foram canceladas por uma avalanche que provocou a morte de 16 pessoas. As autoridades nepalesas temem que o número de mortes causadas pelo terremoto possa chegar a 10 mil. O Centro de Operações de Emergências do Nepal informou que 10,9 mil pessoas estão feridas. Outras 454 mil estão desabrigadas. Ao todo, oito milhões de pessoas foram atingidas pelo tremor de terra, de acordo com as Nações Unidas.

Prefeitura de Santa Cruz-RN abre seleção pública de profissionais; vagas em diversas áreas e salários até R$ 1.150,00


PREFEITURA-DE-SANTACRUZ-OK
A Prefeitura de Santa Cruz publicou nesta quarta (25) no Diário Oficial do Estado o Edital nº 001/2015, que trata da Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de profissionais para atuarem no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF I) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III). As inscrições vão de 27 de abril a 4 de maio de 2015, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17 horas, no Teatro Candinha Bezerra, na Rua Lourenço da Rocha, nº 40, com taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cargos de nível fundamental/médio e de R$ 100,00 (cem reais) para os de nível superior. A carga horária varia de 20h a 40h semanais de acordo com o cargo escolhido.
Uma comissão interna de pessoal conduzirá o processo de seleção, que constará de análise de currículo, comprovação de títulos e entrevista. A carga horária de trabalho será distribuída em períodos e horários a serem definidos pela Administração Pública Municipal.
De acordo com o Edital, o envio de currículos e de títulos ocorrerá de 27 de abril a 04 de maio, com o resultado sendo divulgado em 11 de maio. As entrevistas serão realizadas de 18 a 20 de maio. O resultado final do certame está previsto para ser divulgado em 27 de maio.
Para o NASF as vagas de nível superior são: Educador Físico (1), Nutricionista (1), Fisioterapeuta (1), Farmacêutico (1), Assistente Social (1), Psicólogo (1) e Médico Psiquiatra (1). Para nível médio os cargos são para Técnico de enfermagem (1) e Recepcionista (1) e já para o nível fundamental a oportunidade para profissionais de nível elementar (1). Os vencimentos são de R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais), mais gratificação.
Os cargos disponíveis para o CAPS AD de nível superior são: Médico Psiquiatra (2), Médico Clinico Geral (2), Farmacêutico (1), Assistente Social (1), Terapeuta Ocupacional (1), Educador Físico (1), Enfermeiro (2), Psicólogo (1) e Pedagogo com especialização em Psicopedagogia (1). Os de nível médio são: Técnico de Enfermagem (4), Auxiliar de Farmácia (1) e profissionais de nível médio (4). Já para o nível fundamental as oportunidades são para profissionais de nível elementar (4). Os salários variam de acordo com o cargo e vão de 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais) a R$ 1,150,00 (mil cento e cinquenta reais), mais gratificação.
O processo seletivo terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Mais informações sobre a Seleção Pública Simplificada estão expostas no Edital, para baixá-lo clique no link: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/EditalSelecaoPublica0012015.pdf

Fátima participa de reunião do FNE com o ministro da Educação.


Em reunião do Fundo Nacional de Educação (FNE) com os fóruns estaduais, nesta quarta-feira (29), da qual participou o ministro da Educação, Renato Janine, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou que o atual desafio da educação é manter os recursos para a área, a fim de cumprir as metas do novo Plano Nacional da Educação (PNE).
Fátima informou sobre o lançamento da Frente em Defesa do Livro,da Leitura e da Biblioteca, na semana passa e convidou os representantes do Fórum para participarem do ciclo de debate que visa discutir as novas formas de financiamento para a educação, após o fim da vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), que está sendo realizado na Comissão de Educação do Senado. “Reconhecemos que o fundo se constitui numa grande conquista para educação brasileira, numa política de financiamento que promove a inclusão social pelo seu caráter der redistribuição de recursos e cooperação federativa. Agora, o desafio é manter o fundo e a participação da união, para cumprir as metas do PNE”, disse a senadora.

ATLETA POTIGUAR IRÁ REPRESENTAR O BRASIL NO MUNDIAL DE TRIATHLON NA SUÉCIA


unnamed
Dino Enzo Medeiros da Rocha, 28 anos, triatleta brasileiro confederado pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e pela Federação de Triathlon do Rio Grande do Norte (FeTriRN), após realizar uma temporada de sucesso no ano de 2014 o qual foi medalhista de sete, das oito competições que participou, foi convocado para representar o Brasil no Mundial de Triathlon Longa Distância 2015, que acontece nos dias 27 e 28 de junho na cidade de Motala, Suécia.
Natural da cidade de Natal-RN, Dino é considerado pelos principais técnicos e treinadores da modalidade no estado uma grande promessa do triathlon. Com apenas três anos de esporte ele vem se destacando pela sua garra e determinação, é o que atesta seu treinador, Juliano Pessoa.
O atleta veio da natação, onde representou o estado nas principais competições de Pólo Aquático das regiões Norte e Nordeste.
TRIATHLON
O triatlo é um esporte olímpico, que engloba três modalidades diferentes: natação, ciclismo e corrida. A prova de Triathlon Olímpico é considerada uma das mais difíceis e duras do esporte, e o triatleta é um profissional que possui grande resistência física. Na prova olímpica a modalidade é dividida em 1,5 km de natação (geralmente no mar), 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
No Campeonato Mundial as distâncias são diferentes. Em Motala o atleta terá que nadar 4 km, pedalar 120km e correr 30km, o que exigirá ainda mais preparo físico e mental do triatleta.

Ministério do Turismo libera recursos para a orla e melhorias de vias turísticas de Natal


unnamed (1)
O ministro Henrique Eduardo Alves recebeu o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Na pauta, obras no valor de R$ 20 milhões
Dois projetos em execução pelo Ministério do Turismo vão ajudar Natal a melhorar a infraestrutura da cidade para visitantes e moradores locais. A restauração de corredores turísticos, no valor de R$ 7,8 milhões e reurbanização da orla marítima no trecho entre as praias de Ponta Negra e do Forte, no valor de R$ 13 milhões, foram a pauta da reunião entre o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.
Entre as vias e pontos turísticos beneficiados pelo projeto de restauração asfáltica estão a Afonso Pena, Avenida Café Filho, Via Costeira; praias do Forte, Meio e Artistas; e centros de Convenções e de Artesanato.
“Quero fazer do turismo, cada vez mais, uma plataforma de desenvolvimento econômico, geração de emprego e distribuição de renda. Para isso, a infraestrutura adequada é fundamental”, afirmou Henrique Alves. Dos R$ 7,8 milhões previstos no projeto, o Ministério do Turismo liberou R$ 300 mil. Os pagamentos são feitos via Caixa Econômica Federal, responsável pelas liberação dos recurso de acordo com o andamento da obra.
O outro item da pauta foi a reestruturação da orla das praias de Ponta Negra e do Forte. Dos R$ 13 milhões previstos para o projeto, R$ 10 milhões já foram liberados pelo MTur. O projeto também é gerido pela CEF e os pagamentos são feitos mediante medições do andamento da obras

Sitio Novo/RN: Mais um acidente registrado na RN-093 proximo a residência de Hudson nesta quarta (29)



Acidente registrado hoje por volta do meio dia, um carro tipo Peugeot, Cor prata, placa KGB 0965, da cidade de Parnamirim ,motorista perdeu o controle do carro que veio a sair da pista no trecho da RN-093, próximo a propriedade de Hudson.

O trecho é bastante conhecido por já ter ocorrido varios acidentes no local. Apesar do estado do carro, o acidente não teve nenhuma vítma fatal. Não identificamos o motorista, apenas sabemos que é da cidade de Parnamirim.

Para motoristas que visitam nossa cidade, e muitas vezes não conhecem o trecho, e em alta velocidade, semprem acontecem de perder o controle no local, foi noticiado nos blogs que o DER já foi notificado sobre a falta de sinalização no local, que até agora já registrados varios acidentes, nada foi feito.






 
Fonte:Sítio Novo em Foco
 

Adolescentes do Núcleo de Cidadania discutem Direitos e Deveres em encontro


Depois da reunião realizada para planejar as ações para 2015, aconteceu na tarde desta terça-feira (28) o primeiro encontro dos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). A reunião ocorreu na Escola Estadual Francisco de Assis Dias Ribeiro (Estadual). No evento, os 31 adolescentes que fazem parte do grupo discutiram questões relacionadas aos Direitos e Deveres de crianças e adolescentes.
O encontro foi conduzido pela Psicóloga Izabela Araújo e pela Assistente Social Milena Farias. Também contou com a participação da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Adelma Costa.
Fundamental para a conquista do Selo Unicef, o NUCA reúne adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Escolas Estaduais Francisco de Assis e Pedagógico e jovens ligados a Igreja, com idade dos 12 aos 17 anos. Os encontros ocorrem uma vez por mês.
ENCONTRO-NUCA-01
ENCONTRO-NUCA-02
ENCONTRO-NUCA-03
Fotos: André Fotos

Prefeita Fernanda Costa acompanha Secretário de Turismo do RN em visita ao Museu Rural Auta Pinheiro


A Prefeita Fernanda Costa acompanhou na tarde desta terça-feira (28) o Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, em uma visita realizada ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra. Presente em Santa Cruz para um encontro do Polo Turístico Agreste/Trairi, Ruy Gaspar aproveitou a ocasião para conhecer uma das atrações turísticas do município.
A visita ao Museu também contou com as presenças da Chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcela Ravena, e da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa.
Com visitas abertas aos sábados e domingos, o Museu Rural Auta Pinheiro fica localizado na Fazenda Boa Hora, Zona Rural de Santa Cruz, a cerca de 8 km da sede do município. O local reúne um riquíssimo acervo de objetos que ajudam a contar a história de Santa Cruz e como era a vida no meio rural em décadas passadas.

VISITA-AO-MUSEU-01
VISITA-AO-MUSEU-02
VISITA-AO-MUSEU-03
Fotos: Carlos Almeida

Corpo do brasileiro Rodrigo Gularte é velado na Indonésia


Ele foi fuzilado nesta quarta após ser condenado por tráfico de drogas.
Corpo foi levado para Jacarta; prima acompanhou últimos momentos.


 O corpo do brasileiro Rodrigo Gularte, executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – tarde de terça-feira (28) no Brasil –, era velado nesta quarta em um hospital em Jacarta com a presença de sua prima, Angelita Muxfeldt, que acompanhou seus últimos momentos.


O corpo de Gularte foi levado para o Hospital Saint Carolus, na capital do país. Uma foto do brasileiro e uma cruz com seu nome e a data de seu nascimento e de sua morte estavam ao lado do caixão.
O corpo ainda será transportado para o Brasil, onde será enterrado, a pedido do próprio Gularte. Uma prima do paranaense, Lisiane Gularte, disse ao G1 que ele será velado novamente e sepultado em Curitiba.
As execuções dos oito condenados reforçam a linha dura do governo da Indonésia contra as drogas – todos cometeram crimes relacionados ao tráfico de drogas. A posição do país é criticada pelas Nações Unidas e por organizações de direitos humanos.
Além do brasileiro, foram fuzilados dois australianos, quatro nigerianos e um indonésio.
Segundo testemunhas, eles encararam o pelotão de fuzilamento de cabeça erguida, recusaram vendas nos olhos e entoaram canções religiosas.
O governo brasileiro divulgou nota na tarde desta terça na qual diz ter recebido com "profunda consternação" a notícia da execução na Indonésia do brasileiro e transmite "solidariedade" à família. Ele é o segundo brasileiro fuzilado por tráfico de drogas na Indonésia – o primeiro foi Marco Archer, em janeiro. De acordo com a nota, as execuções dos dois brasileiros representam "fato grave" nas relações entre os dois países.
Segundo o texto, a morte de Gularte é "fato grave" nas relações entre Brasil e Indonésia. A nota diz que o Brasil trabalhará nos organismos internacionais de direitos humanos pela abolição da pena de morte.
A Austrália também se manifestou após as execuções, anunciando que convocou seu embaixador na Indonésia para consultas após a execução de dois de seus cidadãos serem executados por fuzilamento.
Os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan, a exemplo do brasileiro Rodrigo Gularte, foram condenados à morte pelo crime de tráfico de drogas. O governo australiano tentou salvar a vida dos dois de diversas formas, por se opor à pena capital, mas não teve sucesso.

 Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, é vista em frente a caixão durante funeral em Jacarta nesta quarta-feira (29) (Foto: AP)