terça-feira, 12 de abril de 2016

No RN, 27,1 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV

No Rio Grande do Norte, 27,1 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV, principal fator responsável pelo câncer do colo do útero. Para reforçar a importância da vacina e incentivar as meninas a procurarem os postos de vacinação, o Ministério da Saúde realiza desde o início do mês a mobilização nacional com slogan “Proteja o futuro de quem você ama”.
Além das meninas de nove anos, o Ministério também pretende vacinar as meninas de 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus. A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o país. Além disso, as meninas poderão ser vacinadas nas escolas públicas e particulares.
A recomendação do Ministério é que as secretarias de saúde articulem junto às secretarias de educação a operacionalização da vacinação nas escolas. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho, no momento do parto. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos do câncer do colo de útero e cerca de 5,4 mil óbitos este ano.
TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário