segunda-feira, 27 de junho de 2016

Filipino que desembarcou no RN é diagnosticado com malária

Paciente chegou no domingo ao município de Areia Branca através de um navio que transportava sal.


Costa Branca FM
Um filipino que desembarcou neste domingo (26) no município de Areia Branca, na região Oeste do Estado, foi diagnosticado com malária. A informação foi confirmada na manhã de hoje (27) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Segundo a secretaria, o paciente foi atendido ainda no hospital da cidade e em seguida transferido para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Ele chegou à unidade hospitalar apresentando febre, vômito e cefaleia.
O paciente, que não teve a identidade revelada, tem 29 anos e chegou ao Estado através de uma embarcação oriunda do continente africano. Ao ser transferido para o hospital de Natal, o paciente teve a confirmado o diagnóstico de malária.
O filipino já foi medicado e seguirá internado para realização do tratamento e acompanhamento médico. De acordo com a assessoria de imprensa da Marinha, a embarcação que trouxe o paciente é do tipo graneleira, que faz o transporte de sal.
O navio que trouxe o filipino até o Rio Grande do Norte partiu de Gana, na África e tinha 20 tripulantes, sendo 19 das Filipinas e um da Ucrânia.
A Malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium, geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a qual introduz no sistema circulatório do hospedeiro os microorganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem.
Rafael Araújo, Com Sesap e Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário