quinta-feira, 16 de junho de 2016

Praticamos os mais variados gestos para tirar país da crise profunda, diz Temer

Presidente interino, Michel Temer, destaca medidas econômicas pouco tempo depois de completar um mês na presidência.


Pouco depois de completar um mês na presidência da República, o presidente interino Michel Temer destacou as medidas econômicas tomadas nesse período para tirar o país da “crise profunda” e falou sobre a relação harmoniosa entre o Executivo e o Legislativo, em pronunciamento à imprensa hoje (16). Temer completou um mês de governo no último dia 12.
Temer iniciou o pronunciamento negando as acusações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em delação premiada na Operação Lava Jato. Em seguida, falou sobre política e economia. O presidente interino citou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o aumento do gasto público à variação da inflação, apresentada ontem (15) e encaminhada ao Congresso Nacional. Segundo ele, o governo teve a “coragem” e a “ousadia” de propor a fixação de um teto para os gastos públicos. Ele também citou o corte de ministérios e de cargos de livre nomeação e comissionados como medidas para reduzir as despesas do governo. "Ao longo deste mês praticamos os mais variados gestos com vistas a tirar o país da crise profunda em que mergulhou", disse.
Na área política, Temer disse que os poderes Executivo e Legislativo têm mantido uma interação importante para o país. “Temos hoje uma base parlamentar que revela que o país está em harmonia ao governarem Executivo e Legislativo. É fundamental para o país essa interação e, ontem, lançamos um ajuste fiscal, uma nova meta, um novo plano fiscal”, disse.
Ontem (15), o governo apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o aumento do gasto público à variação da inflação. A proposta é que a fixação do teto para os gastos tenha validade por 20 anos, a partir de 2017, com a possibilidade de revisão da regra a partir do décimo ano de vigência. A mensagem presidencial que encaminha o texto da PEC ao Congresso Nacional está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Yara Aquino, Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário