quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mobilização mostra a importância do pequeno negócio para a economia

Iniciativa visa estimular o cidadão a comprar das empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano.

Microempreendedores Individuais (MEI), produtores rurais, artesãos, comerciantes e demais empresários de pequeno porte estarão no centro das atenções nos próximos dois meses devido ao Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa visa estimular o cidadão a comprar das empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, incentivando o consumo e a produção local. A campanha, que ocorre em todo o Brasil, foi lançada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (5).
A mobilização prevê uma série de ações que vão ressaltar a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento de bairros e dos municípios, fazendo a economia girar. A ideia é estimular o consumo e ampliar a participação dessa fatia de empresas no mercado. O segmento concentra 127 mil empreendimentos inseridos no Simples Nacional – o regime simplificado de recolhimento de tributos – e outros negócios que estão fora desse sistema, mas são considerados de pequeno porte.
Essas empresas respondem por mais da metade dos empregos formais gerados no Rio Grande do Norte. Há pelo menos 10 anos, o saldo positivo de empregos no estado tem sido gerado por empreendimentos com até 19 funcionários contratados.
O movimento foi apresentado à imprensa pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, José Vieira, e integrantes da diretoria executiva. “Queremos fortalecer a pequena empresa e a economia das cidades. Nesse momento em que o país atravessa um período difícil, os pequenos são os que mais sentem. Então, o Sebrae decidiu lançar esse movimento para incentivar a compra dos pequenos”, explica José Vieira.
No Rio Grande do Norte, a mobilização terá diversas ações, que estão programadas para ocorrer em várias regiões do estado até o dia 5 de outubro, quando é comemorado o Dia da Pequena Empresa. O movimento vai envolver entidades parceiras, empresários e, principalmente os consumidores. Haverá mobilizações nos principais corredores comerciais de Natal e nos shoppings centers, além de ações em todo o interior.
“Essa é uma forma de apoiar o desenvolvimento do estado e das micro e pequenas empresas. Queremos mostrar à população o peso das MPEs para a economia. O objetivo é aumentar vendas e ampliar mercados”, argumenta o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, também conhecido como Zeca Melo. Segundo o superintendente, a expectativa é de que o movimento ajude a suplantar as metas previstas para este ano, cuja previsão é realizar 36 mil atendimentos.
O movimento terá apoio de diversas outras instituições ligadas aos setores produtivos e a governos, como a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Associação dos Comerciantes e Profissionais Autônomos da Zona Norte de Natal (Asconort), Associação Comercial do Rio Grande do Norte (ACRN), prefeituras e governo do estado.
Dois parceiros importantes da iniciativa são Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, que possui representação em cerca de 30 municípios, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal. Ambas vão mobilizar os associados para aderir à campanha. Mas quem não tem vínculos com essas entidades também podem participar do movimento.
Cada empresa receberá um kit com materiais promocionais e identificação do movimento para sinalizar aos consumidores à adesão. De acordo com o presidente da FCDL, Afrânio Miranda, serão acionados cerca de 4 mil empresários associados às câmaras lojistas. “Será uma responsabilidade enorme mobilizar esses empresários”.


 Acesso a Internet,Jogos,Xerox,etc...

Travessa Severino Bezerra nº51,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário