terça-feira, 11 de agosto de 2015

UFRN quer interligar instituições de ensino do estado através de grande rede



Alex Régis
A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, abriu o seminário Motores do Desenvolvimento dessa segunda-feira (10), que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e teve como tema "UFRN: Tecnologia da Informação Acelerando o Desenvolvimento". Em seu discurso, a reitora prestou contas sobre as ações dentro da universidade e elegeu uma prioridade para a área de tecnologia estado: a elaboração de projeto para interligar áreas de ensino e Poder Público do Rio Grande do Norte através de rede.
Enaltecendo as ações voltadas para o desenvolvimento da área de tecnologia na UFRN, Ângela Paiva falou sobre os investimentos desde o ensino técnico até a pós-graduação em tecnologia da informação. Além disso, a reitora também ressaltou a atuação do Metrópole Digital, considerado um marco do avanço significativo da área na UFRN, e que está atuando também no desenvolvimento de empresas através do Inove Metrópole, que já conta com quatro incubadoras e 20 empresas instaladas em vários estágios de incubação.
Porém, foi na área da interligação de instituições através de rede de fibra ótica que a reitora Ângela Paiva pretende focar esforços após o seminário. Segundo a reitora, já está em funcionamento a Rede Giga Natal, que faz a interligação de  instituições de ensino e unidades dos governos municipal e estadual, e está em andamento projeto Giga Metrópole, que pretende implantar a rede região metropolitana de Natal.
"Não pode existir desenvolvimento consistente, socialmente justo e com garantias de sustentabilidade sem que não apresente, em considerável proporção, a contribuição do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, das instituições de ensino superior", disse a reitora.
Para Ângela Paiva, o Rio Grande do Norte é um dos estados do Brasil que ainda não possui uma infraestrutura completa de infovias "por onde se leva uma riqueza incomparável: o conhecimento". Com o objetivo de mudar o quadro, a reitora propôs a união entre Governo Federal, Estadual e UFRN para discutir ações que possam viabilizar a interligação completa do estado.
"Proponho que, ao fim desse seminário, façamos a formalização de um grupo de parceiros comprometidos com a agenda de atualização do diagnóstico e com a elaboração do Projeto Giga para o Rio Grande do Norte", convocou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário