quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Santa Cruz inicia projeto que busca garantir direitos dos ciganos moradores no município

A subcoordenadoria estadual de políticas de Promoção a Igualdade Racial firmou parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, para iniciar um trabalho que busca valorizar uma etnia que sofre muitos preconceitos na sociedade, os Ciganos.
Parcela da população existente desde a colonização do país, os Ciganos sempre viveram à margem social, sofrendo preconceitos por sua maneira de ser e agir e, muitas vezes, vistos como pessoas que prejudicavam a sociedade.
Para reverter este quadro social, diversos projetos estão em curso no estado para buscar valorizar a etnia e garantir que direitos sejam assegurados para os grupos étnicos ciganos, especialmente, acesso aos programas sociais do governo federal.
Santa Cruz foi um dos municípios do estado a se interessar pelo projeto e já começou diálogo e ações para que os Ciganos tenham direitos garantidos. O primeiro passo foi a realização do cadastro Único de todas as famílias ciganas moradoras na cidade.
Após isso, a subcoordenadoria espera que uma audiência pública na Câmara dos Vereadores seja realizada para discutir o assunto e iniciar a elaboração de uma lei municipal que institua a Semana Municipal dos Ciganos, buscando levar a educação e a cultura cigana, especialmente, as escolas de Santa Cruz.
Os grupos de ciganos vivem em espaços juntos para garantir a sua sobrevivência e minimizar os problemas do cotidiano.
Parceira no projeto, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem dado todo o apoio necessário para que os direitos dos ciganos de Santa Cruz sejam assegurados e que as dificuldades sejam superadas com as ações que estão sendo planejadas.
Segundo estimativas, em Santa Cruz são quase 100 ciganos que moram nos diversos bairros da cidade, garantindo que sua atividades econômica e que sua cultura continue acesa na região Trairi.
Fonte:Rádio Santa Cruz AM,por Édipo Natan
Travessa Severino Bezerra nº 51,Bairro do Paraíso Santa Cruz RR.Rua da UPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário