Abraão dos Santos prepara as malas para estudar em uma das melhores universidades do país europeu.
A crise que se instalou pelo país tem sido um estímulo a mais para alguns jovens brasileiros. Estudantes universitários aproveitam a maré baixa para arrumar as malas e tentar uma oportunidade de estudo em diversos destinos, entre os quais a Rússia. O país é um dos melhores no ranking de ensino de medicina e a Universidade Russa da Amizade dos Povos é uma das mais prestigiosas universidades locais.
Abraão Ferreira Soares dos Santos, 25, será um dos que vão passar a fazer parte da universidade a partir de setembro, quando embarca para a Rússia. Esse ano, o Governo Russo ofereceu 30 bolsas de estudo integrais para o Brasil, sendo apenas duas para medicina, e o aluno ganhou uma delas. O processo para garantir a vaga consistiu em uma análise de documentação e entrevista. A Aliança Russa, representante oficial das universidades russas no Brasil, auxiliou o aluno desde o processo de seleção até a instalação na universidade.
O estudante está empolgado em deixar Tenente Laurentino Cruz para ingressar em seu primeiro curso universitário. “É a realização de um sonho de infância. Foram sete meses de ansiedade, desde minha inscrição. Mas é bom esperar um resultado positivo de uma luta que você vem tendo há anos. Sempre tive certeza e confiei que daria certo”, conta.
Abraão afirma que, durante todo o processo, teve o apoio de seus parentes. “Eu venho de uma família grande, tenho 17 irmãos. Sempre vi a educação como uma forma de superar as dificuldades. Venho mantendo contato e tentando uma bolsa de estudos há cinco anos. Sou o único que vai estudar fora e fazer medicina. Nunca deixei de lutar, de buscar”, diz.
Mesmo com o apego que o jovem tem com seus familiares, ele conta com experiências de vida para passar pelo obstáculo da saudade. “Há quatro anos estou em Goiás trabalhando como técnico de enfermagem e longe da família. Saudade sempre bate, pois eles são a nossa fortaleza, mas existem meios que podem minimizar essa distância. Como eu já morava longe, eu consigo me acostumar”, finaliza.
Estudo reconhecido
A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada ao seu local de destino.
Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário