segunda-feira, 16 de novembro de 2015

IFRN leva evento científico e cultural para Santa Cruz, no Agreste do RN

Tema do evento será Luz, Ciência e Vida na Região da Borborema Potiguar.
Campus de Santa Cruz recebe evento até o dia 21 de novembro.


O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza a partir desta quarta-feira (18) a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), o maior evento científico e cultural da instituição. A Secitex acontece no Campus Santa Cruzaté o dia 21 de novembro e é aberto ao público. Estão inscritos no evento 1.567 pesquisadores, entre alunos e servidores.

O tema da Secitex 2015 é 'Luz, Ciência e Vida na Região da Borborema Potiguar'. No total, haverá a exposição de 638 trabalhos em 5 eventos paralelos: o XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic); a III Mostra Tecnológica; o III Simpósio de Extensão; a V Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Santa Cruz (Expotec) e a I Olimpíada de Robótica do IFRN. Os participantes com trabalhos inscritos podem conferir o horário de apresentação no site da Secitex. Durante o evento, acontecem também o Encontro de Professores de Informática do instituto, apresentações culturais, minicursos e palestras.
Serão realizados ainda 23 minicursos, de diversas áreas científicas. Entre eles, "Desenvolvimento de aplicativos móveis utilizando Android"; "Técnicas de planejamento e organização de eventos"; "Presença do Negro na Literatura Potiguar"; "Tecnologia educacional e formação docente", destinados a públicos de interesse variado.

A Secitex contará com 23 atividades culturais, com destaque para o show de abertura “Eternamente Nordeste”, no dia 18 de novembro, realizado por um grupo de professores de diversos campi do Instituto. Eles interpretarão músicas de grandes compositores e intérpretes nordestinos, como Zé Ramalho, Belchior, Alceu Valença entre outros. O show acontece logo após a apresentação do projeto Crab, desenvolvido por alunos do Campus Natal-Zona Norte e premiado pelo quadro Jovens Inventores, do Caldeirão do Huck, com o prêmio máximo de R$ 30 mil reais. A abertura da Secitex inicia às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus Santa Cruz.

Na quinta-feira (19) será promovido o Encontro de Corais no Teatro Municipal de Santa Cruz, com as apresentações do Encantos do Sal (Campus Macau), De Todos os Cantos (Campus Currais Novos) e Coral Lourdes Guilherme, que neste ano comemorou os seus 40 anos de existência. No dia 20 de novembro, 5 grupos dos campi Nova Cruz, Macau, São Paulo do Potengi e João Câmara se apresentam na Vila de Todos, uma das praças mais movimentadas de Santa Cruz. Os dias 19 e 20 contarão ainda com apresentações culturais no Centro de Convivência e no Auditório do Campus.

A Secitex termina no dia 21 de novembro, com a premiação dos trabalhos mais bem avaliados e a apresentação da Banda de Metais do Campus Natal-Central. Serão entregues medalhas aos 1º, 2º e 3º lugares do Congic, Simpósio de Extensão, Expotec do Campus Santa Cruz e Olimpíada de Robótica. Na Mostra Tecnológica, as equipes classificadas até a quarta colocação no nível médio-técnico serão credenciadas para a Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), que acontece todos os anos na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP, e para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo-RS. Serão duas equipes credenciadas para a Febrace e outras 2 para a Mostratec.

Para mais informações acesso o Secitex 2015.
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário