Em esforço para reduzir as despesas públicas, o governo interino de Michel Temer pretende reduzir em 25% os gastos com publicidade em 2017. Os principais afetados pelo corte de despesas devem ser as empresas estatais, como Correios e Eletrobras, que enfrentam problemas financeiros.
No primeiro semestre deste ano, o governo federal gastou R$ 386,5 milhões em despesas de publicidade, incluindo propaganda institucional e de utilidade pública. O Palácio do Planalto pretende focar a redução em propaganda institucional, que, nos seis primeiros meses deste ano, chegou a R$ 109 milhões.
Além da publicidade, o governo interino também avalia acabar com a TV Brasil e reformular a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), gestora de canais públicos de rádio e TV ligada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Para isso, o governo interino elabora uma Medida Provisória para alterar o perfil da empresa. O novo governo quer uma emissora voltada, quase exclusivamente, para reportagens de serviço, com campanhas de conscientização e informações de utilidade pública.
Os ministérios da Educação e da Saúde ganharão mais destaque na grade diária da programação. A ideia, porém, é desenhar um formato que torne esse tipo de reportagem atrativa ao público.
Folha de S.Paulo
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