Aparelho popularmente conhecido como “bafômetro”, o etilômetro é essencial para se fazer cumprir o que determina a Lei Seca no Brasil. No entanto, em relação ao Rio Grande do Norte, somente Natal hoje, e com deficiência, oferece o aparelho para a realização do trabalho de policiamento.
A informação é do novo coordenador da Operação Lei Seca no Estado, Capitão PM, Isaac Paiva, que assumiu a função com a saída do capitão Styvenson Valentim. Em declaração atribuída ao coordenador e publicada no portal G1, para realizar um blitz na capital, foi preciso pedir emprestado um aparelho no Detran de Pernambuco, já que os equipamentos disponíveis no Detran Potiguar estão danificados ou com prazo de validade vencido.
Nesta situação, se for preciso realizar um flagrante em uma cidade do interior para saber se o condutor do veículo, envolvido em um acidente, por exemplo, ingeriu ou não bebida alcoólica, não será possível pois não existe nenhum etilômetro disponível. Só será possível por constatação visual.
Dos 121 bafômetros que possui o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, 12 estão quebrados e 109 estão descalibrados ou com prazo de validade vencido. Uma reunião entre o diretor-geral do Detran, Marco Medeiros e a coordenação da Lei Seca, vai discutir a situação na busca de uma solução urgente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário