sexta-feira, 8 de julho de 2016

Secretaria de Saúde inicia "Julho Amarelo" na luta contra as hepatites virais

Sesap intensificará ações preventivas e de orientação em diversos municípios do RN.


O dia 28 de julho é lembrado mundialmente como o Dia de Luta Contra as Hepatites Virais e para abrir as comemorações pelo “Julho Amarelo” a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participa, neste sábado (9), das ações do projeto Vila Cidadã, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).
Desta vez o projeto será realizado em Parnamirim, no bairro Bela Vista, próximo à Feira Livre. A Sesap fará ações de orientação e prevenção contra as hepatites virais, realização de cerca de 300 testes rápidos para detecção de HIV e hepatites – com entrega dos resultados em 30 minutos – além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. A ação acontece das 9h às 15h.
Através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais os municípios do Rio Grande do Norte já receberam material educativo e preservativos, para também intensificarem suas ações de prevenção durante este mês.
“As atividades de prevenção devem ocorrer durante todo o ano em um processo contínuo. O dia mundial é um momento importante para a intensificação da campanha, onde é possível fazer uma grande mobilização social para relembrar a importância do combate às hepatites e despertar na população a consciência da necessidade de prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos”, destacou Sérgio Cabral, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais.
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário