quinta-feira, 28 de maio de 2015

Números vão mudar no domingo

Os telefones celulares do Rio Grande do Norte ganharão um novo dígito neste domingo (29). Na prática, na hora de efetuar uma ligação – mesmo que seja a partir de um telefone fixo - ou enviar mensagem para um celular, será preciso inserir o  9 antes do número. A mudança não ocorrerá, porém, somente no RN.

Usuário terá de atualizar números da agenda a partir de domingoUsuário terá de atualizar números da agenda a partir de domingo

Todos os clientes de telefonia móvel dos estados Alagoas (82), Ceará (85 e 88), Paraíba (83), Pernambuco (81, 87), Piauí (86,89) e Rio Grande do Norte (84), deverão incluir o dígito 9 antes do número da linha ao ligar ou enviar SMS para celulares dos DDDs que sofrerão a mudança.

A mudança não terá custos, nem requer que o usuário procure a operadora. De acordo com a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos celulares tem por objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

Uma Resolução (nº 553/ 2010) da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. Quem iniciou a mudança foi a região metropolitana de São Paulo (DDD 11), em julho de 2012.

Nos estados que implementarão o nono dígito a partir de domingo, usuários de todas as operadoras são atingidos. Só não Telefônica Vivo são aproximadamente 4 milhões de clientes, segundo a companhia.

Entre 10 de junho e 7 de setembro, a cada ligação feita da forma antiga, o usuário receberá uma mensagem avisando sobre a alteração. Os usuários ouvirão mensagem, até 07 de setembro de 2015,  sobre a necessidade da inclusão do 9º dígito.  Após 07/09, nenhuma chamada sem o dígito 9 será completada. Veja abaixo perguntas e respostas sobre isso:

1 - Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não. Apenas os usuários de telefonia móvel Pessoal (SMP) terão o 9 adicionado em seus números. Os telefones fixos continuam com 8 dígitos.

2 - O usuário de telefone fixo terá que discar o nono dígito ao realizar chamadas para celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone – seja fixo ou móvel – para um telefone celular que tenha o nono dígito terá que incluir o 9 antes do número antigo para que a ligação seja completada.

3 - O que irá acontecer com os créditos do Cliente quando o número for mudado?
Saldo em créditos dos assinantes de telefones pré-pagos e controle, assim como validade dos créditos, não serão alterados pela mudança da numeração.

4 - Quem irá providenciar a alteração da agenda do Cliente?
Cabe ao próprio Cliente providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. A Telefônica Vivo criou um aplicativo, no entanto, o Vivo 9º Dígito, que ajuda a atualizar automaticamente a agenda do aparelho e já está disponível gratuitamente para download na AppStore ou Google Play.

5 - O nono dígito será adicionado a todas as empresas de telefonia móvel (celulares)?
As empresas que prestam Serviço Móvel Especializado (SME), regido pela Resolução n.º 404/05 da Anatel, e que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádios, não sofrerão alteração em seu número de telefonia móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário