Usuário terá de atualizar números da agenda a partir de domingo
Todos os clientes de telefonia móvel dos estados Alagoas (82), Ceará (85 e 88), Paraíba (83), Pernambuco (81, 87), Piauí (86,89) e Rio Grande do Norte (84), deverão incluir o dígito 9 antes do número da linha ao ligar ou enviar SMS para celulares dos DDDs que sofrerão a mudança.
A mudança não terá custos, nem requer que o usuário procure a operadora. De acordo com a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos celulares tem por objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.
Uma Resolução (nº 553/ 2010) da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. Quem iniciou a mudança foi a região metropolitana de São Paulo (DDD 11), em julho de 2012.
Nos estados que implementarão o nono dígito a partir de domingo, usuários de todas as operadoras são atingidos. Só não Telefônica Vivo são aproximadamente 4 milhões de clientes, segundo a companhia.
Entre 10 de junho e 7 de setembro, a cada ligação feita da forma antiga, o usuário receberá uma mensagem avisando sobre a alteração. Os usuários ouvirão mensagem, até 07 de setembro de 2015, sobre a necessidade da inclusão do 9º dígito. Após 07/09, nenhuma chamada sem o dígito 9 será completada. Veja abaixo perguntas e respostas sobre isso:
1 - Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não. Apenas os usuários de telefonia móvel Pessoal (SMP) terão o 9 adicionado em seus números. Os telefones fixos continuam com 8 dígitos.
2 - O usuário de telefone fixo terá que discar o nono dígito ao realizar chamadas para celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone – seja fixo ou móvel – para um telefone celular que tenha o nono dígito terá que incluir o 9 antes do número antigo para que a ligação seja completada.
3 - O que irá acontecer com os créditos do Cliente quando o número for mudado?
Saldo em créditos dos assinantes de telefones pré-pagos e controle, assim como validade dos créditos, não serão alterados pela mudança da numeração.
4 - Quem irá providenciar a alteração da agenda do Cliente?
Cabe ao próprio Cliente providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. A Telefônica Vivo criou um aplicativo, no entanto, o Vivo 9º Dígito, que ajuda a atualizar automaticamente a agenda do aparelho e já está disponível gratuitamente para download na AppStore ou Google Play.
5 - O nono dígito será adicionado a todas as empresas de telefonia móvel (celulares)?
As empresas que prestam Serviço Móvel Especializado (SME), regido pela Resolução n.º 404/05 da Anatel, e que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádios, não sofrerão alteração em seu número de telefonia móvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário