quinta-feira, 28 de maio de 2015

Governo discute com Petrobras renovação do Progás por mais 10 anos

RN é o único estado brasileiro que subsidia o gás natural para a indústria.

 

O principal programa de atração de indústrias para o Rio Grande do Norte, o Progás, foi tema de uma reunião entre Governo do Estado, por meio da Potigás, Idema, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Tributação, e Procuradoria Geral do Estado, com a Petrobras no início da tarde desta quinta-feira (28).
O objetivo foi discutir a renovação do programa por mais 10 anos no RN e debater a carência para pagamento da dívida existente.
A primeira reunião entre Governo do RN e Petrobras ocorreu no dia 21 de janeiro deste ano e ao longo de cinco meses foram formados grupos de trabalho tanto da petrolífera como do Executivo Estadual que se reúnem para rodadas de negociação e discussão do novo contrato. A rodada de negociações desta semana começou hoje. Das reuniões serão produzidas minutas que esboçarão o contrato final.
De acordo com o diretor presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos, o esforço e a celeridade têm um propósito específico. “O contrato de prorrogação do Progás expira no próximo dia 30 de julho. Por isso queremos adiantar tudo para entrar no mês de junho com o processo evoluído e deixar julho para que sejam resolvidos os trâmites burocráticos dentro da Petrobras e a análise jurídica dentro da Procuradoria Geral do Estado para fazermos a confecção tanto do aditivo como da dívida e chegar à renovação no dia 1º de agosto”, afirma.
Robinson Faria ressaltou a parceria com a Petrobras para o funcionamento do programa no estado. “Nós estamos aqui para discutir e apresentar soluções para fortalecer a nossa parceria e permitir que sejamos um estado com uma indústria muito forte. A Petrobras tem sido nossa parceira nessa nova fase. Estamos otimistas para a renovação”, declarou.
Segundo Arthur Braga, gerente de Gás e Energia da Petrobras, as reuniões de trabalho com o governo têm apresentado resultados satisfatórios. “Temos que reconhecer o avanço no diálogo com o governo nesses primeiros meses de 2015. Esse é um assunto complexo, mas estamos trabalhando no fechamento dos últimos detalhes e isso nos dá segurança para avançarmos”, encerrou.
Importância do Progás
Na reunião foi tratada a importância do Progás pelo fato de o Rio Grande do Norte ser o único estado brasileiro que subsidia o gás natural para a indústria, o que reflete no fortalecimento das companhias instaladas no estado e impacto positivo na geração de emprego.
O governador Robinson Faria lembrou que o programa é uma das ferramentas mais contundentes para atração de indústrias em conjunto com o Proadi, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte, por meio do financiamento do ICMS, que terá na formatação deste ano 15 novos itens.

Travessa Severino Bezerra nº38,Paraiso Santa Cruz RN,na rua da UPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário