sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ministério da Saúde destina R$ 2,8 milhões para o RN

Para tornar mais eficiente o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar o número de cirurgias eletivas realizadas no Brasil, o Ministério da Saúde liberou, ontem (23), R$ 2,8 milhões para o Rio Grande do Norte. A Portaria 1.034/2015, que destina esses recursos, também redefine a estratégia para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade, como cirurgias de varizes, ortopédicas, de urologia e otorrinolaringologia, incluindo retirada de amígdalas.
A Portaria prevê o fim do repasse por componentes. Pelas regras anteriores, o gestor local só poderia receber novos recursos para cirurgias eletivas se tivesse gastado todo o montante passado para cada um deles. Ou seja, se usasse todo o dinheiro do componente II (Especialidades e Procedimentos Prioritários), não poderia receber mais incentivos financeiros sem que utilizasse o valor dos componentes I (Cirurgias de Catarata) e III (Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de média complexidade, considerados relevantes para ampliação do acesso no contexto loco-regional).
Agora, além de agilizar o processo, a nova portaria permitirá aos gestores locais remunerar de forma diferenciada os seus prestadores para estimular a realização de cirurgias eletivas. A medida possibilita a ampliação da oferta de procedimentos reduzindo as filas de espera e beneficiado um número maior de pessoas. Os valores disponibilizados foram definidos com base em estudo comparativo da frequência de cirurgias eletivas em anos anteriores pelos estados.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário