quinta-feira, 16 de julho de 2015

Alunos do SESI conquistam primeiro lugar no Torneio Internacional de Robótica

Concurso na Austrália foi o segundo mundial de robótica com brasileiros no topo do pódio.


O Brasil foi o grande vencedor do Torneio Internacional de Robótica da Austrália, no último fim de semana. Dentre as 43 equipes de diversos países que participaram da disputa (sendo quatro brasileiras), a Robotic Generation, do SESI de São José do Rio Preto (SP), conquistou o primeiro lugar na classificação geral.
A Itaperobota, do SESI de Itapetininga (SP), levou a melhor na categoria Apresentação de Pesquisa. Já a Bazinga, do Colégio Objetivo, de Indaiatuba (SP), conquistou os juízes da competição e foi premiada na categoria Indicação dos juízes.
Histórico
Este foi o segundo mundial de robótica com brasileiros no topo do pódio. Na África do Sul, em maio, os Robonáticos, do SESI de São Paulo (SP), também ficaram em 1º lugar geral. Já no torneio dos Estados Unidos, em abril, as duas equipes brasileiras que participaram ficaram entre as dez melhores.
"Há muitos anos o SESI vem investindo na robótica nas escolas. E isso vem de encontro com toda uma reformulação curricular que o SESI tem feito em todas as unidades em relação às ciências aplicadas, matemática e tecnologias", explica o gerente de educação do SESI, Sérgio Gotti, que completa: "quando vemos nossos alunos se destacando nesses torneios internacionais, percebemos claramente que estamos no caminho certo. Unir a prática à teoria tem resultado no aprendizado dos nossos alunos de forma contundente". Ele também falou sobre a importância da robótica em sala de aula.
O torneio
Na temporada 2014/2015, World Class, os competidores tiveram de desenvolver propostas para a aprendizagem no futuro, tornando a busca pelo conhecimento mais instigante e criativa. Cada equipe escolheu um tema e apresentou uma solução inovadora para aperfeiçoar o aprendizado. Na competição, quatro quesitos são avaliados: design de robô, projeto de pesquisa, core values (trabalho em equipe) e desafio do robô. A próxima temporada, Trash trek ou Como cuidamos do nosso lixo, será lançada em agosto.
O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento. O objetivo é fazer com que essa experiência criativa desperte o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário