segunda-feira, 13 de julho de 2015

Rio Grande do Norte celebra 370 anos dos Mártires de Cunhaú

Paróquia em Canguaretama espera cerca de 50 mil fiéis durante os dias de celebração



Uma missa solene campa será celebrada no dia 16 de julho em memória aos mártires de Cunhaú.
As celebrações dos 370 anos do fato histórico e religioso que originou os Mártires do Cunhaú terão início hoje (13) e se estenderão até o próximo dia 23, no município de Canguaretama, a 60 quilômetros de Natal.

De acordo com a Igreja, mais de 50 mil fiéis devem participar da programação, cujo ponto alto é a missa solene campal do dia 16 de julho, quando no ano de 1645 dezenas de colonos católicos foram mortos dentro de uma igreja por invasores holandeses.
A programação voltada à celebração dos primeiros protomártires do Brasil inclui missas, peregrinações, uma corrida ciclística e uma micareta religiosa em torno da Capela de Nossa Senhora das Candeias, na zona rural de Canguaretama, onde ocorreu o morticínio no passado. Os eventos também comemoram os 15 anos da beatificação dos Mártires do Cunhaú pelo Vaticano.
O episódio do massacre do Cunhaú é lembrado de forma gloriosa pela Igreja Católica. Para o padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, José Neto, celebrar a data é redescobrir o valor do Cunhaú, tanto no contexto histórico como no religioso. “Aqui temos exemplos únicos da provação da fé católica do nosso povo”, destaca o religioso.
Confira a programação.
Celebração dos Mártires de Cunhaú – 370 anos
13 a 18/07: Visitação nas comunidades e evangelizações;
16/07: III Mart Bike (7h), encenação do morticínio (15h), Show louvor (15h30), Missa solene campal (17h);
18/07: Mart Fest (16h);
19/07: Encontrão com as crianças (9h), Chá partilhado (20h);
23/07: Missa de cura e libertação, com Padre Anderson Marçal – Canção Nova (19h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário